segunda-feira, abril 29, 2024
DestaquesSaúde

Timóteo oferece nova oportunidade para vacinar contra a raiva animal

TIMÓTEO – O setor de Zoonoses da Prefeitura de Timóteo disponibilizará um posto de vacinação antirrábica para cães e gatos, das 8h às 11h e de 13h às 16h, no Centro Social Urbano, no bairro Primavera.

A partir desta quarta-feira (13/09) até o dia 29/09, os tutores poderão levar seus cães e gatos para receber a dose anual da vacina antirrábica. Esta é a segunda oportunidade para aqueles que não puderam imunizar seus animais de estimação nas datas da campanha, que aconteceu nos dias 26 de agosto e 02 de setembro e, ainda, para filhotes que necessitam receber a dose de reforço para se proteger contra a raiva animal.

A imunização é destinada a cães e gatos na fase adulta e para filhotes que completaram 3 meses de vida. Os filhotes devem receber a dose de reforço da vacina, 30 dias após a primeira.

Nas duas etapas da campanha de vacinação antirrábica animal, incluindo a vacinação rural, o município imunizou 7.800 animais. Segundo estimativa da Secretaria de Saúde, o município possui cerca de 10.000 cães e gatos, devendo cumprir a meta de cobertura de 80% deste total.

Área Rural  

A vacinação antirrábica na área rural e bairros com algumas peculiaridades iniciou em agosto e ocorre até o fim de setembro e percorrerá o Arataquinha, Nova Esperança, Jardim Vitória, Distrito Industrial, Recanto do Sossego, Córrego do Caçador (final do bairro), Esplanada, Santa Maria, Ferroviários, Fazenda Bela Vista e Nossa Senhora das Graças.

É importante vacinar os animais domésticos para evitar a circulação do vírus da raiva e proteger a saúde dos mesmos. A imunização dos cães e gatos é a forma mais eficaz de se prevenir a doença, que pode ser transmitida ao ser humano.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *