sábado, julho 13, 2024
CidadesDestaques

Fabriciano se prepara para eleger novos Conselheiros Tutelares no dia 1º de outubro

FABRICIANO – Coronel Fabriciano já se prepara para as eleições dos novos Conselheiros Tutelares do município no próximo dia 1º de outubro, o pleito acontece também em todo o Brasil. O processo é organizado pela Comissão Especial do Processo de Escolha, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e apoiadas pela Prefeitura e pela Justiça Eleitoral.

Em Fabriciano, são ao todo 14 candidatos que concorrem a cinco vagas de titulares e cinco vagas de suplentes para a composição do Conselho, para um mandato de 2024 a 2027. Em toda a cidade, serão 14 locais de votação, totalizando 47 urnas. O processo acontecerá das 8h às 17h. Poderão votar eleitores de Coronel Fabriciano, inscritos na justiça eleitoral no município até o dia 3 de julho, já as pessoas que trocaram de domicílio depois desta data e está com situação irregular junto à justiça eleitoral, não pode votar.

O Conselho Tutelar é um órgão permanente, autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade para cumprimento dos direitos da Criança e do Adolescente. É papel do conselheiro, proteger esse público de diversas violações e ameaças como: criança desacompanhada em um bar ou na rua sem o consentimento do responsável; abuso sexual; violência física, psicológica ou moral. Assim, cumprindo as atribuições previstas no Estatuto, artigos 95 e 136, conforme preconiza a Lei n° 8,069 de 13 de julho de 1990.

Conforme a Secretária de Governança de Assistência Social, Leticia Godinho, apenas 5% do eleitorado comparece historicamente para votar nessa eleição. “A gente precisa aumentar essa quantidade de votação, pois, o conselheiro é uma autoridade e tem a responsabilidade de garantir que os direitos das crianças e dos adolescentes sejam de fato cumpridos. Eles são fundamentais para a proteção deste público, por isso, que é tão importante a gente ir às urnas no dia 1º de outubro, exercer esse ato de cidadania e de participação social”, resume.

Importante

Para votar, o cidadão deve comparecer ao local de votação, com seu título de eleitor e documento oficial com foto. O eleitor pode escolher apenas um nome para receber seu voto dentre os 14 candidatos. O voto é direto e secreto. As listas com candidatos e locais de votação estão sendo publicadas nas redes sociais e site da Prefeitura e, também estão sendo espalhadas em toda a cidade, nos serviços públicos e no comércio.

Relação de candidatos:

Adair de Carvalho N° 101

Alessandro Silva- Preciso de você – N° 111

Djalma Eugênio – N° 133

Adair de Carvalho N° 101

Dora do Conselho – N° 150

Erick Gomes – N° 123

Gleice Ferreira – N° 303

Keilen Martins – N° 119

Laci Ferreira – N° 300

Letícia Cristina – N° 651

Marquinhos Lima – N° 222

Missionária Lidiane- N° 444

Rian Carlos – N° 200

Roberta Oliveira Silva- N° 456

Waldecy Lopes- Dê- N° 799

Informações:

Dúvidas e informações pelo telefone: 3406 7400.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *