terça-feira, abril 23, 2024
CidadesDestaques

Inscrições para projeto de fortalecimento de organizações locais em MG e no ES estão abertas

Instituições devem ser atuantes nas áreas de turismo, cultura, esporte e lazer e ter sede nos municípios atingidos pelo rompimento de Fundão

REDAÇÃO – Estão abertas as inscrições para o projeto da Fundação Renova de Fortalecimento das Organizações Locais. Até 31 de março, instituições e grupos informais atuantes nas áreas de turismo, cultura, esporte e lazer, com sede nos municípios atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão, podem se inscrever no projeto.

Realizada em parceria com o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), a iniciativa selecionará 150 organizações que receberão apoio técnico para que sejam capazes de identificar, mobilizar, captar recursos, trabalhar em rede e executar ações para o desenvolvimento comunitário. A previsão é que o projeto seja desenvolvido junto às organizações de maio a dezembro de 2021.

Além disso, o projeto também visa aumentar a rede de contatos e reconhecimento dos fornecedores locais; proporcionar melhorias estruturais e de gestão; aumentar o nível de maturidade das organizações locais e o número de profissionais qualificados atuantes no setor; viabilizar a sustentabilidade de demais ações implementadas nos territórios; e capacitar agentes locais a fim de ampliar suas possibilidades de atuação e empregabilidade.

“Esperamos desenvolver e fortalecer instituições locais para que essas tenham maior capacidade de elaborar e desenvolver projetos, além de reconhecer oportunidades de parcerias no mercado. A ideia é construir um cenário local de organizações sociais potentes com capacidade de atuação e de captação de recursos para os seus territórios”, diz o gerente de Educação, Cultura e Turismo da Fundação Renova, Felipe Moura de Andrade.

Para participar, as organizações e grupos informais devem ter atuação comprovada de, pelo menos, um ano, por meio de portfólio, documentação formal e/ou declaração emitida por órgãos públicos ou similares. As inscrições podem ser feitas no site do CIEDS.

Devido ao cenário de distanciamento social e demais limitações impostas pelo cenário de pandemia de Covid-19, o projeto será desenvolvido de forma on-line.

A iniciativa faz parte de um dos eixos de atuação do Programa de Apoio ao Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Fundação Renova.

Sobre a Fundação Renova

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *