terça-feira, agosto 12, 2025
CidadesDestaques

CENIBRA mobiliza colaboradores pelo compromisso com a vida

BELO ORIENTE – A vida é prioridade! Foi com essa premissa que a CENIBRA realizou a Semana Interna de Prevenção a Acidentes do Trabalho e Assédio – SIPAT Integrada na Fábrica, em Belo Oriente (MG). Durante cinco dias, colaboradores e Empresas Prestadoras de Serviço tiveram momentos de reflexão e aprendizado sobre segurança, saúde mental, inclusão e integridade. Temas essenciais para a construção de um ambiente de trabalho mais seguro, inclusivo e ético.

O compromisso se estende às operações florestais. Em 2025, pela primeira vez, cerca de 70 máquinas florestais serão estacionadas por dia para a participação de 150 operadores na SIPATR – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho Rural. Em abril deste ano, as atividades da silvicultura também foram suspensas para que mais de 3.000 colaboradores participassem das ações focadas em saúde e segurança.

A programação contou com a participação da ex-atleta olímpica Laís Souza, que compartilhou sua história de superação e resiliência. Em sua fala aos colaboradores, o Diretor-Presidente Executivo da CENIBRA, Júlio Ribeiro, reforçou o “Go-Anzen-ni” (Sempre com segurança), como lema para nossas atitudes diárias. O conceito japonês enfatiza a importância de pensar na segurança individual e coletiva.

“Segurança não é apenas regras a serem seguidas no automático. É um valor e responsabilidade de todos”, destaca Júlio sobre o protagonismo e compromisso.

Dados da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA evidenciam que o componente comportamental está presente em significativa parcela de acidentes. Essa análise orienta as estratégias preventivas da CENIBRA e demonstra que a transformação cultural é o caminho para um ambiente de trabalho mais seguro.

Compromisso com a Vida

As atividades da SIPAT e SIPATR se encerram, mas o compromisso com a vida continua. Os aprendizados dessa semana se transformam agora em atitudes diárias. Para o Diretor Técnico, Industrial e Florestal, Leandro Dalvi, fortalecer a cultura de segurança é um compromisso individual e coletivo.

“Nosso plano de transformação cultural precisa de três pilares: planejamento, trabalho em equipe e humildade para reconhecer que precisamos melhorar. Tenho certeza de que vamos conseguir tornar a CENIBRA cada dia mais segura”, destaca Leandro.

É por meio desses pilares que os aprendizados se consolidam, seja na escuta ativa que promove o bem-estar ou na clareza de que cada pessoa é um agente transformador da segurança.

Ao promover espaços de diálogo e reflexão para os colaboradores, a CENIBRA reafirma seu compromisso com o cuidado genuíno das pessoas e a construção de um ambiente de trabalho cada vez mais seguro.

Sobre a CENIBRA

Constituída em 13 de setembro de 1973 e localizada no leste de Minas Gerais, a Celulose Nipo-Brasileira S.A. (CENIBRA) opera com uma unidade industrial no município de Belo Oriente (MG), com duas linhas de produção de celulose branqueada de fibra curta de eucalipto e capacidade instalada de 1.200.000 toneladas/ano. A Empresa está presente em mais de 80 municípios mineiros, com cerca de 7 mil empregos diretos. Em 2024, a CENIBRA recebeu o selo prata do Prêmio Nacional de Qualidade de Vida, que reconhece empresas que se destacam por suas práticas de saúde e bem-estar no ambiente corporativo.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *