segunda-feira, abril 29, 2024
CidadesDestaques

Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce celebra 65 anos de fundação

GOVERNADOR VALADARES – Em 1959, um grupo de produtores rurais da nossa região, liderados pelo então vice-presidente da Associação Rural de Governador Valadares, Luiz de Castro Cortes, fundaram a Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce no dia 25/01. A instituição foi criada com a finalidade de organizar os produtores da região, visando o desenvolvimento da cadeia produtiva do leite.

Desde então, a Cooperativa vem sendo uma das protagonistas do setor lácteo no Leste de Minas, com atuação nos 52 municípios do Vale do Rio Doce. O trabalho da instituição vai desde a coleta diária de leite, até a industrialização e comercialização dos Produtos Ibituruna, marca que pertence a Cooperativa, reconhecida em estados como o Espírito Santo, Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro.  Hoje a instituição conta com mais de 1.000 cooperados, cerca de 400 colaboradores, além dos prestadores de serviços, como os transportadores de leite a granel e insumos.

Aos 65 anos, a Cooperativa segue cumprindo um papel de suma importância para Governador Valadares e região. Somente em dezembro de 2023, os pagamentos da instituição destinados aos cooperados, colaboradores e prestadores de serviços, giraram em torno de R$ 20.000.000,00. “Esse resultado é fruto de muito trabalho, em função disso, no final do ano reconhecemos o esforço dos nossos cooperados com o pagamento do Bônus Fidelidade, e pagamos um adicional de 40% do salário aos colaboradores com o Cartão Natal. Produzir o alimento que chega até a mesa das pessoas é uma tarefa muito nobre, por isso valorizamos cada pessoa que caminha ao nosso lado”, disse o diretor-vice-presidente da Cooperativa, Fernando Ferreira.

Além de fomentar a produção de leite região, desde seus primórdios a Cooperativa busca promover desenvolvimento e qualidade de vida para seus cooperados, colaboradores, e demais pessoas envolvidas em suas ações. Ao longo de seus 65 anos, a Cooperativa já promoveu cursos de alfabetização para seus cooperados, viabilizou atendimentos odontológicos na zona rural através de parcerias, e atualmente possui um convênio com a Universidade Vale do Rio Doce (Univale), que oportuniza aos cooperados e colaboradores o ingresso em cursos de graduação com condições acessíveis. “Esse sempre foi o papel da Cooperativa, não é só produzir o leite e fabricar os produtos, é gerar desenvolvimento e evolução tanto para as pessoas envolvidas em nosso negócio, quanto para a nossa comunidade como um todo.”, afirmou o diretor-presidente da Cooperativa, João Marques.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *