segunda-feira, abril 29, 2024
DestaquesSaúde

Timóteo mantém estado de alerta contra a Dengue, Chikungunya, Zika Vírus e Febre Amarela

Apesar de menor do que o apurado em janeiro deste ano (5.4), o resultado de 4.5 ainda é considerado alto.  De acordo com o Ministério da Saúde, o ideal é manter um índice sempre abaixo de 1%.

TIMÓTEO A Secretaria de Saúde de Timóteo, por meio da Vigilância em Saúde, alerta a população sobre a necessidade permanente de participação na eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya, Zika Vírus e Febre Amarela. Nesta semana, a equipe do Centro de Controle de Zoonoses e Endemias realizou o 4º Levantamento Rápido de Índices do Aedes aegypti (LIRAa), metodologia que permite o conhecimento de forma rápida, por amostragem, do índice de infestação de larvas do mosquito.

Apesar de menor do que o apurado em janeiro deste ano (5.4), o resultado de 4.5 ainda é considerado alto.  De acordo com o Ministério da Saúde, o ideal é manter um índice sempre abaixo de 1%. É importante a conscientização dos moradores, pois a maioria dos focos foi detectada no interior das residências. As regionais que apresentaram maiores índices de focos do Aedes aegypti foram Regional 01 e 07 (Centro Sul, São José, Esplanada e Limoeiro, Recanto Verde, Jardim Vitória) e Cachoeira do Vale.

A Secretaria de Saúde lembra que a chegada do período chuvoso e do calor intenso favorecem a reprodução do mosquito, sendo que a população deve redobrar os cuidados para evitar a proliferação dos focos. O morador deve reservar pelo menos 10 minutos por semana para inspecionar sua casa, fazer a retirada de recipientes com água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros como vasos de plantas, ralos, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção e até mesmo tampas de garrafas. Essa colaboração é fundamental para a eliminação dos focos e, consequentemente, da infestação.

Além de manter as ações rotineiras de combate à proliferação do Aedes aegpti, a Vigilância em Saúde atuará de forma mais intensificadas nos bairros onde foram apurados índices mais elevados, realizando ação intensificada no Bairro Esplanada, Recanto Verde, Limoeiro e Cachoeira do Vale com coleta de insensíveis, orientação e tratamento. Fará ainda Ação educativa no dia 14/11 no Centro Norte e Bloqueio de Transmissão (Tratamento Químico) com a Bomba Costal por meio da Equipe específica destinada para a ação.

É essencial que os moradores atendam os Agentes de Endemias, ouçam com a atenção as orientações, mantenham suas residências livres de condições para o foco para assim de fato conseguirmos abaixar o Índice de Infestação pelo Aedes. Lembrando que as ações acontecem não somente após a realização do LIRAa, ela é rotineira, sendo intensificada em bairros onde o índice apresentou um percentual mais elevado.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *