domingo, julho 21, 2024
CidadesDestaques

Ponte da Brejaúba: Defesa Civil Nacional aprova projeto da Prefeitura de Dionísio

DIONÍSIO –  Os moradores da localidade de Brejaúba, na cidade de Dionísio (MG) vem cobrando incessantemente a reconstrução de uma ponte destruída pela força das águas do Ribeirão Mombaça, durante os últimos temporais que assolaram o município. A ponte mencionada liga a comunidade de Brejaúba à reta dos antigos fornos de carvão da CAF – ArcelorMittal, localidade de Santa Cruz. Até então, a providência foi construir uma passarela para o trânsito de pedestres, bicicletas e motocicletas.

A comunidade do Brejaúba está utilizando a estrada de acesso a comunidade do São Domingos, trecho recuperado pela prefeitura, também anteriormente danificado pela ação dos temporais.

O prefeito de Dionísio, Francisco Castro Souza Filho, o Nando (MDB), informou ao JBN neste sábado (10), que anteriormente o mesmo trecho permaneceu por muito tempo sem ponte, o local só veio ganhar uma passagem de madeira no mandato do ex-prefeito Weber Americano.

Prefeito Francisco Castro Souza Filho, o Nando

Segundo destaque do prefeito, a cidade de Dionísio sofreu muito com as fortes e constantes chuvas no ano passado, e como a ponte é abaixo do nível da estrada, toda chuva com maior volume, acabava danificando, mas a prefeitura reformava.

“Fizemos e reparamos aquela ponte umas três vezes, que a vida toda foi de madeira. De igual maneira estava a ponte do Butuca, que atravessa o mesmo ribeirão, também de madeira, várias administrações passaram e graças a Deus, hoje estamos concluindo a passagem em alvenaria e vigas metálicas”, assinalou o prefeito.

No caso especifico da ponte da Santa Cruz, o prefeito afirmou que a prefeitura iria refazer, porém, o ribeirão alargou-se muito de uma margem a outra, com mais de 19 metros de distância, tornando difícil conseguir vigas de madeira.

Projeto aprovado

Diante da situação onde o local se tornou impossível reconstruir a passagem com vigas de madeira, a prefeitura resolveu projetar a ponte nos mesmos moldes e com a mesma estrutura da ponte do Butuca.

“Já conseguimos a aprovação na Defesa Civil Nacional, com o apoio do deputado Fred Costa. Após essa aprovação e a fase de empenho, faremos a sondagem do solo e licitação da obra, assim como a ponte que liga à Conceição de Minas. Tudo demanda prazos, além de conseguirmos os recursos, tem todo procedimento até que a obra seja concluída”, explicou Nando.

Conforme informado pelo prefeito, o novo projeto da ponte do Brejaúba/Santa Cruz consta de uma passagem mais alta, para evitar que uma nova enchente possa destruí-la.

“Faremos uma ponte mais alta, que resolva esta questão se Deus quiser. Impossível fazermos da noite para o dia, que sempre foi de madeira, e agora faremos de concreto, uma conquista para todos nós”, finalizou.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *