Cidades Destaques 

Assembleia Legislativa de Minas terá mais de 40% de renovação em 2019

REDAÇÃO (Fonte: BHAZ) – Dos 77 deputados estaduais eleitos no pleito desse domingo (7), 31 são novatos – ou 40,25% do total. O índice é cerca de 8% maior que a renovação registrada em 2014, quando apenas 26 parlamentares da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) entravam em seu primeiro mandato. É, também, a maior taxa desde 2006, quando também foram registrados 40,25% renovação.

Entre os cinco deputados estaduais mais bem votados, apenas dois foram reeleitos. O líder da disputa foi Mauro Tramontes (PRB), que conseguiu mais de 500 mil votos, e iniciará seu primeiro mandato em 2019. Os reeleitos mais bem votados foram Sargento Rodrigues (PTB) e Noraldino Júnior (PSC).

Dos 77 atuais parlamentares, 63 tentaram reeleição; desses, 46 foram reeleitos, com índice de sucesso de 63%. Já oito dos atuais deputados estaduais se candidataram a deputado federal no pleito deste ano; sendo que seis iniciarão mandatos na Câmara Federal em 2019. Além disso, o deputado Fábio Cherem (PDT) tentou uma vaga no Senado e o atual presidente da casa, Adalclever Lopes (MDB), entrou no pleito para o Palácio da Liberdade. Ambos foram derrotados.

Com a renovação, oito legendas passaram a ter representatividade na Assembleia Mineira: PSL, com seis parlamentares, PHS e Novo, com três cada; Solidariedade, com dois; PRTB, PRP, Rede e PSOL com um cada.

A maior renovação registrada na Assembleia Legislativa foi em 2002, quando o índice chegou a 46,75%. Em 1998, a renovação foi de 38,97%, enquanto, em 2010, de 36,36%. Não há dados disponibilizados das eleições anteriores a 1998.

Representatividade feminina

O número de parlamentares mulheres na ALMG subiu 66% em relação a 2014. Na época, apenas seis parlamentares eram mulheres; agora são 10 – cerca de 13% do total de deputados. Delas, apenas quatro foram reeleitas – Celise Laviola (MDB), Ione Pinheiro (DEM), Marília Campos (PT) e Rosângela Reis (Pode). As novatas são Ana Paula Siqueira (Rede), Andreia de Jesus (Psol), Beatriz Cerqueira (PT), Delegada Sheila (PSL), Laura Serrano (Novo) e Leninha (PT).

Compartilhe em suas redes sociais

Notícias Relacionadas

Leave a Comment