quinta-feira, abril 25, 2024
CidadesDestaques

ELEIÇÃO NO SINSEP: Entrevista com o candidato da Chapa 1, Antônio Olímpio da Cunha

A chapa 1 tem como candidato, Antônio Olímpio da Cunha

Timóteo – No dia 19 de fevereiro de 2021, ocorrerá as eleições para renovação da diretoria do Sindicato dos Servidores  Públicos Municipais de Timóteo – SINSEP. Duas chapas se inscreveram para a disputa do pleito. A chapa 1/CUT, Unidos por mais conquistas, é a chapa dos diretores que fazem parte da atual diretoria. A chapa 1 tem como candidato, Antônio Olímpio da Cunha, que assumiu a presidência da entidade após a renúncia do então presidente.

Principais bandeiras de luta da Chapa 1 é a unificação dos estatutos, dos planos de carreira, comissão de avaliação de desempenho e auditoria da folha de pagamento. Fazer uma reforma no estatuto da entidade, onde iremos garantir, a criação do conselho dos aposentados.

Entrevista

JBN – A Chapa 1 Unidos por mais conquistas é situação. Qual o objetivo em continuar na direção do sindicato?

Antônio Olímpio – Carregamos a bandeira da Central Única dos trabalhadores/CUT, e junto com a gente estão cerca de 40 sindicatos filiados à Central em todo o Vale do Aço. Assumi a presidência após a renúncia do presidente eleito. Portanto, não se trata de reeleição. E temos como objetivo continuar avançando nas conquistas e ampliando os direitos dos trabalhadores.

JBN –  O que propõe a chapa 1?

Antônio Olímpio – Garantirmos todas as conquistas já consolidadas, como o retorno do pagamento da complementação para os aposentados; Direito ao quinquênio; Licença prêmio; Vale alimentação; Pagamento do adicional de periculosidade para os vigias; Adequação da jornada de 6 horas para todos, com pagamento de horas extras;  Pagamento do adicional de Insalubridade sobre o salário base; Atualização do piso dos ACEe’s e ACS’s; Prorrogação do concurso da educação; Recomposição salarial anual; Regularização das progressões horizontais atrasadas; Plano de Saúde do Unimed e Prosaúde; casas de paria no Espírito Santo e Bahia; Assistência Jurídica; Atendimento de psicólogo na sede da entidade, acordo com o Município para garantir consultas com médicos especialistas para todos servidores e dependentes, recesso escolar no mês de outubro para os servidores do Administrativo das escolas Municipais, Licença maternidade de 180 dias, uniformes que estão começando a ser distribuídos, revisão do plano de carreiras dos servidores da Câmara, pagamento de quinquênio para os servidores contratados da Câmara, conseguimos zerar as perdas inflacionárias e garantir ganho real aos servidores da Câmara, e Revitalização da Sede. Buscamos sempre o melhor para nossa categoria e iremos lutar para obter novas conquistas.

JBN –  Como será o relacionamento com o Executivo?

Antônio Olímpio  – Sempre pautamos pelo respeito nas relações. Sempre deixamos claro que nosso objetivo maior é a defesa dos interesses históricos e imediatos dos Servidores Públicos Municipais de Timóteo. Exigiremos que todas as reivindicações dos Servidores sejam tratadas com a seriedade que cada uma merece, e vamos sempre lutar para ampliar nossos direitos e obter novas conquistas

JBN –  A chapa 1 espera ter na Câmara Municipal uma aliada a favor dos servidores?

Antônio Olímpio  – Sempre conversamos com o Poder Legislativo, de forma a mostrar que têm a responsabilidade de legislar, e que todo ponto de pauta que diga respeito aos Servidores, que os mesmos sejam discutidos com a direção do SINSEP. Afinal, cada Servidor, associado ou não, certamente ajudou a eleger os vereadores que compõem a Câmara, e antes de serem Servidores, são cidadãos e cidadãs de bem que merecem respeito e consideração.

JBN – Hoje, os sindicatos tem adotado uma postura gerencial. Qual intenção da chapa 1?

Antônio Olímpio  – O Sindicato não existe para geração de lucros. O sindicato é uma instituição sem fins lucrativos, e cujo resultado é a satisfação dos associados a partir da luta que se trava na busca por melhores condições de vida e de trabalho. Nossa intenção é continuar a luta pela construção de uma sociedade onde haja menos desigualdades, e que os Servidores Municipais sejam respeitados nos seus direitos.

JBN – Como ampliar a participação dos servidores?

Antônio Olímpio  – O Sindicato é a casa do Servidor. É o local onde os Servidores sempre se sentiram a vontade para relatar seus problemas, falar dos seus anseios e de suas expectativas. O despertar da consciência política é nossa tarefa cotidiana. E, a ampliação da participação dos Servidores passa pela continuidade do trabalho sério e competente que estamos fazendo ao longo dos anos, à frente da entidade. A presença do Servidor no dia a dia da instituição é o sentimento de pertencimento que gera, a partir da construção da história do sindicato com as próprias mãos dos Servidores, entendemos que a satisfação dos associados gera a conquista de novos Servidores para fortalecer a luta.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *