quinta-feira, abril 25, 2024
CidadesCultura e EntretenimentoDestaques

Escola de Música TOM e EMAC abrem inscrições para cursos

IPATINGA – A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Ipatinga (Semcel) informa que estão abertas as inscrições para os cursos da Escola Municipal de Música e Canto Tenente Oswaldo Machado (TOM) e Escola Municipal de Artes Cênicas Antônio Roberto Guarnieri (EMAC) em 2021. Os interessados têm prazo até o dia 23 de julho, devendo acessar os seguintes endereços eletrônicos:

EMAC – https://bityli.com/NA2XB

TOM – https://forms.gle/honhCZZB958cdn1U9

As atividades de ambas as escolas estão entre as metas do Plano Municipal de Cultura, envolvendo diversas políticas públicas como a formação e valorização de cantores e instrumentistas da região, por meio da TOM, e atores teatrais, televisivos e circenses, por meio da EMAC.

“As escolas EMAC E TOM são dois importantíssimos instrumentos de fomento à cultura local e, com os números controlados da pandemia em nosso município, decidimos retomar as aulas presenciais em ambas, criando novas oportunidades para os interessados e ampliando o leque de serviços dos profissionais que realizam as ministrações de conteúdos”, explicou o titular da Semcel, Alessandro Máximo.

Dias e horários

A Escola Municipal de Artes Cênicas (EMAC) já divulgou os dias e horários dos cursos, conforme modalidade e faixa etária:

-Teatro Infantil Matutino (6 a 12 anos)

Terças e quintas – de 8h às 10h

– Teatro Infantil Vespertino (6 a 12 anos)

Segundas e sextas – de 14h às 16h

– Comédia, palhaçaria e circo (14 anos acima)

Segundas – de 16h às 18h

– Teatro Adulto (16 anos acima)

Terças e quintas – de 19h às 21h

– Teatro Jovem 1 (13 a 15 anos)

Terças e quintas – de 14h30 às 16h30

– Teatro Jovem 2 (13 a 15 anos)

Terças e quintas – de 16h30 às 18h30

– Teatro On-line (13 anos acima)

Segundas – de 19h às 21h

A Escola Municipal de Música e Canto Tenente Oswaldo Machado (TOM) também divulgou os cursos ofertados:

– Teoria Musical e Flauta Doce

– Violão iniciante (necessário possuir instrumento próprio)

– Clarinete e Saxofone

– Canto coral adulto

– Canto coral infantil

– Banda da TOM (vagas para instrumentos de sopro e percussão)

– Piano/teclado (necessário possuir instrumento próprio)

Uma novidade para 2021 é a aula de Breaking Dance, com o artista B-boy Luizin. Trata-se de uma modalidade de dança pertencente à cultura Hip Hop e às danças urbanas. A modalidade passará a ser um esporte olímpico a partir das Olimpíadas de 2024 que será realizada em Paris. As aulas acontecerão todas as segundas e quartas, a partir das 19 horas, começando no dia 2 de agosto.

Premiação e valorização

Uma prova de que ambos os mecanismos culturais revelam grandes talentos ocorreu nos dias 11, 12 e 13 de junho, com a premiação de dois ipatinguenses oriundos da Escola Municipal de Artes Cênicas. O ator e professor da EMAC, Pedro Barroso, e o aluno Lucas Caleb foram condecorados com o “Troféu Nossas Origens” produzido pelo grupo Casa Viva Meraki, de Caratinga.

“Eu e o Lucas fomos contemplados com premiações neste evento que é muito tradicional e concorrido. Ele na categoria Música, com a composição “Pretus”, e eu na categoria Teatro, com a cena “Medistração”, premiada pelo júri técnico e popular, o que mostra que a cultura do município vem sendo valorizada e revelando cada vez mais talentos”, comentou Pedro Barroso.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *