terça-feira, abril 30, 2024
CidadesDestaques

Vereador de Ipatinga quer instituir no município “O Dia da Parada Pet”

IPATINGAEncontra-se em tramitação na Câmara Municipal de Ipatinga o Projeto de Lei 125/2021, que inclui no calendário oficial do município o dia da Parada do Animal de Estimação – Parada Pet, a ser realizado anualmente no dia 1º de dezembro.

De autoria do vereador Fernando Ratzke (Cidadania), parlamentar ativista da causa animal e ambiental, o evento Parada Pet tem por objetivo criar uma data específica para promoção e estímulo da participação das famílias, com seus animais de estimação, em um evento que visa ampliar o processo de conscientização contra o abandono e maus trados, além de estimular o estreitamento dos laços afetivos entre os humanos e os animais.

“Comprovadamente, os animais de estimação trazem inegáveis benefícios emocionais aos seus tutores, proprietários e às crianças de um modo especial. De acordo com recente pesquisa feita pela Clínica Médico-Psiquiátrica da Ordem Porto (Portugal), a adoção de um pet pode aliviar os sintomas da depressão em humanos em apenas 12 semanas, especialmente para aquelas pessoas que não respondem ao tratamento com terapia e antidepressivos. Portanto, embora preliminarmente possa ser visto como um Projeto com foco apenas nos Pets, ele visa também o bem estar e a saúde das pessoas”, destaca o autor da proposição.

Ainda segundo Fernando Ratzke, de acordo com o IBGE, os animais de estimação estão presentes hoje em quase 140 milhões de lares brasileiros, e em muitos deles já se tornaram verdadeiros membros da família. “Certamente o evento, caso o PL seja aprovado na Câmara, como espero, reunirá diversos proprietários, voluntários, monitores e passeadores, que levarão os animais para caminhar, se exercitar na guia e interagir com os demais participantes num dia de passeio, diversão e confraternização.

“O Dia da Parada Pet que pretendemos para Ipatinga será a oportunidade para uma série de atividades bem interessantes. Entre outras ações, poderemos programar uma caminhada pet, uma feira de adoção, a apresentação de cães adestrados, arrecadação de ração com distribuição de brindes e sorteios diversos. Há ainda a possibilidade da realização do concurso pet, com o desfile dos animais com os seus donos. Temos também a intenção de mobilizarmos, com o apoio da administração municipal, a Vigilância Sanitária para a aplicação de vacinas contra raiva e orientação dos participantes com dicas para a saúde dos animais”, enfatiza Ratzke.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *