sexta-feira, abril 26, 2024
CidadesDestaques

TJMG condenou o hospital Vera Cruz a pagar à fornecedora Spine Med Serviços Médicos Ltda

Belo Horizonte – O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) condenou o hospital Vera Cruz a pagar à fornecedora Spine Med Serviços Médicos Ltda. cerca de R$ 150 mil, referentes à inadimplência no pagamento de produtos. A 14ª Câmara Cível manteve entendimento do juiz Eduardo Veloso Lago, da comarca de Belo Horizonte.

A Spine Med, que comercializa produtos hospitalares, ajuizou ação de cobrança contra o Vera Cruz, em outubro de 2018, alegando que os equipamentos, no valor de R$149.135,99, foram devidamente entregues, porém o estabelecimento de saúde não quitou suas obrigações. Para provar suas declarações, mostrou e-mails, boletos, notas fiscais e ordens de serviço.

O hospital alegou, em sua defesa, que a empresa fornecedora não comprovou que efetivamente entregou os materiais nem que existiu transação comercial de compra e venda entre as partes. Isso porque foram apresentados documentos, que, segundo o Vera Cruz, não atestam que os produtos foram repassados de fato ao estabelecimento.

Em dezembro de 2019, veio a condenação do hospital. Segundo o juiz Eduardo Lago, da 25ª Vara Cível da capital, o Vera Cruz “apresentou defesa tangencial, onde se limitou a alegar que não houve comprovação da entrega das mercadorias”, mas não negou ter realizado as compras e recebido as mercadorias.

“Certo é que o réu não negou o relacionamento comercial entre as partes, não comprovou o pagamento da dívida, nem juntou documentação contábil contemporânea ao período das compras, a fim de demonstrar que os produtos comercializados supostamente não tenham entrado no seu estoque”, concluiu.

O relator do recurso impetrado pelo hospital, desembargador Marco Aurelio Ferenzini, manteve a sentença. O magistrado afirmou que a prova de que havia uma relação comercial é a dinâmica da negociação.

Nela, o hospital habitualmente pedia uma quantidade maior do que a que iria precisar. Depois das cirurgias, emitia-se a nota de compra para aqueles materiais realmente utilizados, e a fornecedora recolhia o restante. Desse modo, as notas fiscais fornecem os dados da utilização do material: data da cirurgia, nome do médico, nome do paciente e outras informações.

“Mediante tal cenário, não há, portanto, que se falar em ausência de prova da prestação do serviço, da entrega da mercadoria, porquanto suficientes as provas de sua ocorrência. Em contrapartida, pelo hospital não foram apresentados comprovantes de pagamentos a refutarem a sua inadimplência”, disse.

Os desembargadores Valdez Leite Machado e Evangelina Castilho Duarte votaram de acordo com o relator. Veja a decisão e acesse a movimentação.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *