quinta-feira, abril 25, 2024
DestaquesSaúde

Timóteo determina o uso obrigatório de máscara a partir de segunda-feira

A foto do Carlos Drumond de máscara foi um registro do repórter JBN na Biblioteca Pública do Timirim

Timóteo (Foto PCReis) – Reunião do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus em Timóteo deliberou na última reunião realizada na noite de quinta-feira (7) pelo uso obrigatório de máscaras pela população e funcionários de transporte coletivo (ônibus, táxis, aplicativos, vans e similares), estabelecimentos comerciais, igrejas, prestadores de serviços, salão de beleza, supermercados, bares, restaurantes, lanchonetes, bancos, serviços de saúde em locais fechados e ambientes públicos. A medida que entra em vigor na próxima segunda-feira (11), tem por objetivo reforçar a prevenção e o combate a Covid-19, transmissor do coronavírus.

Durante a reunião, o secretário municipal da Saúde, Eduardo Morais, que preside o comitê, informou que recebeu a resposta do Governo do Estado sobre o questionamento em relação à demora no retorno dos resultados dos exames para o vírus encaminhados pelo Município à Funed. O Estado respondeu que para minimizar a demora aumentou o quantitativo de exames, a compra de insumos e credenciou 19 novos laboratórios para a realização dos exames.

Testes

O Município de Timóteo recebeu no último dia 5 da Secretaria de Estado de Saúde, 220 testes rápidos de um total de 2.640 unidades que serão distribuídas em seis remessas. Esse teste consiste no teste molecular para detecção de sequências virais através da amplificação do material genético por RT-PCR.

Os testes são destinados para quem apresentar síndrome gripal com quadro respiratório agudo, febre, concomitante com síncope, confusão mental, sonolência excessiva, irritabilidade e inapetência.

Capacitação

A Secretaria Municipal de Timóteo realizou na quinta-feira (07) uma capacitação técnica ao protocolo de infecção pelo Sars-Cov-2 e fluxos de testagem laboratorial e notificação dos casos. A atualização foi feita para todos os médicos da rede da Atenção Primária e ministrada pela médica infectologista Mariana Vasconcelos Costa Araújo.

“A pandemia por Covid-19 é uma situação emergente e em rápida evolução, sendo assim, os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde tem passado periodicamente por atualizações de acordo com as novas orientações e condutas recomendadas pelo Ministério da Saúde, Órgãos Internacionais e avanços científicos”, explicou a gerente de Vigilância em Saúde de Timóteo, Madalena Rodrigues Almeida Rodrigues.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *