sábado, abril 20, 2024
DestaquesSaúde

Prefeitura de Fabriciano inaugura a Unidade Básica de Saúde do bairro JK

Fabriciano (Fotos Marcinho) – Com a presença do prefeito Dr. Marcos Vinicius e do presidente da Câmara, vereador Adriano Martins, a Prefeitura de Coronel Fabriciano inaugurou nesta quinta-feira (30), a Unidade Básica de Saúde – UBS, do bairro JK. A unidade foi projetada para atender não só ao Bairro JK, mas toda a população do entorno, como os moradores do Melo Viana e Giovanini. A unidade ganhou o nome do dentista Marcelo Morais Albeny.

A placa de inauguração foi descerrada pelo prefeito Dr. Marcos Vinicius; o presidente da Câmara Adriano Martins, e por Dona Elza Albeny, viúva do dentista Marcelo Morais Albeny.

Dona Elza Albeny, viúva de Marcelo, participou do evento. Visivelmente emocionada, disse que o momento era de muita alegria, de gratidão e reconhecimento. O prefeito Dr. Marcos Vinicius, destacou que agora a unidade saiu do aluguel e estará funcionando em um espaço amplo e salubre. O presidente da Câmara, vereador Adriano Martins, além de parabenizar o prefeito Marcos Vinicius pela importante obra, lembrou que a nova UBS é uma ferramenta que chega para ampliar o atendimento à saúde em Coronel Fabriciano.

Retomada da obra

A obra da Unidade de Saúde que ficou com as obras paradas desde 2014. A construção foi interrompida por causa de erros no projeto, que levaram a uma série de problemas. Dentre eles, o encerramento do contrato com a construtora e a perda dos prazos previstos junto ao Governo Estadual que chegou a solicitar a devolução dos recursos na gestão do ex-governador Fernando Pimentel. Para salvar o investimento, considerado essencial para a saúde do município, a administração municipal refez o projeto e assumiu a conclusão da obra com recursos próprios.

UBS tipo 2

A UBS JK é do Tipo 2, de grande porte com salas reservadas para agentes de saúde, consultórios odontológicos e até um mini auditório para treinamentos e qualificações. Todo o espaço é adaptado para pessoas com deficiência e um ambulatório exclusivo para ginecologia com banheiros. O custo da UBS é de R$1,3 mil.

Os equipamentos da unidade foram adquiridos graças a uma emenda parlamentar do Deputado Federal Subtenente Gonzaga, no valor de R$500 mil.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *