quarta-feira, abril 24, 2024
DestaquesMeio Ambiente

Observatório do Turismo aponta sinais de melhoria no setor

Redação – A retomada das atividades de turismo no estado já dá os primeiros sinais. É o que revela a edição de agosto do relatório “Panoramas e Tendências para o Turismo em Minas Gerais pós covid-19”.

A publicação, elaborada pelo Observatório do Turismo de Minas Gerais (OTMG) por iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult),  tem objetivo de monitorar e acompanhar o segmento diante da crise causada pela pandemia do coronavírus.

Dados do relatório mostram que o mês de junho apresentou uma recuperação em relação aos meses anteriores tanto em número de voos domésticos (1.036) quanto no fluxo de passageiros (76.991).

Outro dado positivo é a taxa de ocupação hoteleira em Belo Horizonte nos meses de junho e julho, que foi de 18,5% e 21,7%, respectivamente. Apesar de ainda estarem aquém de anos anteriores, os índices representam um crescimento médio mensal de 3,1% desde maio de 2020.

Subsecretária de Turismo da Secult, Marina Simião lembra que o estado vem sendo reconhecido pela qualidade, segurança e responsabilidade com que tem conduzido o combate à covid-19.

“A Secult vem planejando a retomada das atividades turísticas e culturais para Minas Gerais de forma coordenada com as entidades do setor e alinhada com o plano Minas Consciente. As informações do relatório ajudam o setor a pensar estratégias e ações mais assertivas”, ressaltou Marina.

Novos hábitos

Com a reabertura de alguns municípios para receber turistas e a constante readequação a partir de protocolos sanitários, o relatório mostra que o setor hoteleiro tem buscado alternativas de adaptação para a nova realidade.

Entre elas está a implantação de ferramentas digitais, que minimizam o contato físico entre pessoas e reduzem a necessidade de uso de canetas, papéis e dispositivos para pagamentos, como aplicativos para check-in e solicitação de refeições.

O relatório está disponível nas versões “resumo” e “completo”, neste link.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *