quinta-feira, dezembro 12, 2024
DestaquesSaúde

Nota à imprensa sobre ações de enfrentamento ao COVID-19 na Macrorregião de Saúde do Vale do Aço

Fabriciano A Regional de Saúde de Coronel Fabriciano (SRS/CFA) informa que tem realizado ações preventivas que visam criar barreiras para conter o crescimento rápido do Coronavírus na região do Vale do Aço, por meio do seu Comitê de Enfrentamento de Agravos.

Entre as ações, destacamos: as visitas aos municípios e hospitais, além de reunião técnica para preparar a rede de atenção à saúde dos 35 municípios que pertencem à Regional, visto que se trata de uma doença nova com muitas atualizações.

Hoje o principal foco da Regional e dos municípios é fazer com que a curva de crescimento da contaminação seja achatada, controlando a necessidade de internação por complicações do novo Coronavírus.

De acordo com Ernany de Oliveira Duque Júnior, Superintendente da Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, todas as decisões da Regional de Saúde seguem as orientações do nível central da SES-MG, bem como às recomendações do Ministério da Saúde (MS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Organização da Atenção Primária à Saúde e Campanhas de Vacinação
Os usuários que apresentem sintomas leves da doença serão atendidos e acompanhados pelos serviços de atenção primária dos municípios. A equipe da Regional de Saúde está em contato direto com gestores e servidores da saúde, informando que a maioria dos casos podem ser solucionados nas Unidades da Estratégia Saúde da Família e nos Prontos Atendimentos Municipais.

Orientações aos hospitais
Os hospitais receberam a visita dos técnicos do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde, com o objetivo de repassar informações e orientações sobre o Plano de Contingência Covid-19, com orientações relacionadas ao protocolo e adequação do fluxo de atendimento dos usuários com sinais e sintomas gripais.

A SES-MG orientou as regionais a montarem os planos de contingência dos hospitais, definindo os hospitais de referência e os de apoio para os casos referentes à doença.

Mudanças no atendimento da Farmácia Regional

– A entrada na sala de espera está controlada para não haver aglomeração de pessoas;
– Aumento da distância física entre um paciente e outro na fila (banco) de espera;
– Limpeza frequente do ambiente, principalmente guichês de atendimento e assentos;
– Orientação para que pacientes idosos e com alguma comorbidade (transplantado, hipertenso, diabético) não compareçam para a retirada do medicamento, com a possibilidade de uma pessoa autorizada realizar a busca na Farmácia;
– Evitar levar acompanhante, a não ser em casos extremos.
– Afixação de material informativo no local sobre prevenção.

Os pacientes podem pesquisar a disponibilidade de medicamento pelo aplicativo MG APP, antes de se dirigirem até a sede da Farmácia.

No site da SES-MG são publicados os boletins com as atualizações da situação epidemiológica do Coronavírus: www.saude.mg.gov.br. E todas as orientações para profissionais de saúde estão no site www.saude.mg.gov.br/coronavirus

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *