terça-feira, abril 23, 2024
DestaquesPolíticaSaúde

CORONAVÍRUS: Decisão se abre ou mantém fechado comércio em Timóteo será na segunda-feira

Comitê de Enfrentamento à COVID-19 de Timóteo, decidiu manter os decretos em vigor no Município, que permitem a abertura somente dos estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços essenciais. Nova reunião acontecerá na segunda-feira.

Timóteo – Assim como Belo Horizonte, Governador Valadares, Ipatinga, São Paulo e Rio de Janeiro, Comitê de Enfrentamento à COVID-19 de Timóteo delibera pela manutenção das vedações de funcionamento_

Após reunião realizada hoje, 27, na Prefeitura de Timóteo, o Comitê de Enfrentamento à COVID-19 de Timóteo, decidiu manter os decretos em vigor no Município, que permitem a abertura somente dos estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços essenciais. Neste sentido, deliberou por igualar as atividades consideradas essenciais com a normativa estadual, liberando os estabelecimentos e serviços da construção civil.

Participam do comitê representantes das Secretarias de Saúde, Educação, da UPA, do Hospital e Maternidade Vital Brasil, da Superintendência Regional de Saúde, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, sob a coordenação do prefeito Douglas Willkys.

A medida leva em conta a evolução de casos suspeitos da COVID-19, causada pelo novo coronavírus, além da falta de respostas por parte do governo do Estado de Minas Gerais às quase duas centenas de testes enviados e ainda sem retorno.

A dificuldade atual é obter informações precisas junto ao Estado para balizar as ações e políticas públicas, aliada à falta de leitos de UTI e equipamentos de segurança em quantidade necessária para garantir a saúde dos profissionais que estão na linha de frente de combate ao vírus.

De acordo com a médica infectologista que atua na rede municipal, Tamara Machado, as decisões tomadas pelo Comitê foram extremamente difíceis, mas têm o objetivo maior de garantir o bloqueio na proliferação do vírus e o suporte na internação dos casos mais graves. “Achamos precoce nesse momento suspender as medidas adotadas até entendermos a evolução do vírus. Estamos num momento crítico”, disse.

Melhor pecar pelo excesso – Mariana Vasconcelos, que também é médica infectologista, lamentou que a falta de retorno dos resultados dos exames de mais de duzentos casos suspeitos dificulte a tomada de decisões. “Os números estão numa crescente e sem esclarecimentos se são patologias de risco. Não temos segurança para deliberar totalmente. Nesse momento é melhor pecar pelo excesso de precaução com a saúde da população, do que aliviar e condenar vidas”, ponderou.

O prefeito e Timóteo, Douglas Willkys, fez questão de reforçar que o Município não está intransigente ou insensível para aqueles que geram emprego, autônomos e outras categorias. “Tudo que é possível fazer sem colocar em risco a vida da população nós estamos fazendo. Precisamos de mais tempo para reavaliar o quadro. Essa foi uma decisão conjunta”, citou.

Na segunda-feira uma nova reunião será realizada pelo Comitê, com representantes dos empresários para uma nova rodada de discussões.

Até lá prevalecem as orientações médicas para evitar aglomerações e adotar medidas preventivas como lavar as mãos com água e sabão, manter distanciamento de dois metros ou mais entre as pessoas, dentre outras ações, principalmente a manutenção do isolamento social.

Novo decreto libera Casas de Material de Construção

A Prefeitura de Timóteo publicou no fim da tarde desta sexta-feira, 27 de março, o Decreto 5.277 que dispõe sobre novas medidas de posturas em virtude da Covid-19.

O artigo 1° libera de forma excepcional as atividades relacionadas à construção civil para prestação de serviços e comércio.

O funcionamento deverá ser feito por meio de entrega em domicílio ou para retirada da mercadoria pelo cliente, desde que previamente encomendada por telefone ou outro meio de comunicação.

A orientação é evitar o fluxo e permanência de clientes no interior das lojas e depósitos.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *