sexta-feira, abril 19, 2024
DestaquesPolítica

Prefeito de Fabriciano determina abertura do comércio no ápice da evolução do COVID-19

Mesmo admitindo que o momento é o de evolução do vírus e que mortes podem acontecer, o prefeito Dr. Marcos Vinicius publicou o novo decreto que autoriza a reabertura do comércio e o retorno às atividades de outros setores da economia e do serviço público 

Fabriciano (Fotos PCReis) – Após longa reunião na manhã desta sexta-feira (27), na Câmara de Vereadores, com Sindicato do Comércio, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e integrantes do Comitê Gestor de Crise instalado para comandar as ações de combate ao novo Coronavírus, o prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius publicou no meio da tarde de hoje um novo decreto que autoriza a reabertura do comércio com restrições e o retorno às atividades de outros setores da economia e do serviço público. A rodoviária também foi reaberta.

Além do horário diferenciado por setor, as empresas comerciais, indústrias, prestadores de serviços, empresas de construção civil, restaurantes e estabelecimentos congêneres, terão que adotar medidas de prevenção e contenção da propagação da Covid-19, como a capacitação dos trabalhadores para procedimentos e uso adequado do EPI, higienização cotidiana, uso de saneantes e desinfecção dos ambientes de trabalho, entre outras.

Integrantes do Comitê Gestor de Crise instalado para comandar as ações de combate ao novo Coronavírus

Trabalhadores do grupo de risco também deverão ser afastados das funções e a lotação máxima dos estabelecimentos deverá respeitar 1 pessoa por 4m², contando os funcionários.

Para evitar aglomerações, os empresários são orientados a trabalhar em turnos diferenciados, com agendamento e atendimentos individualizados. Os que optarem pelo retorno à atividade também precisam assinar um termo de responsabilização e ciência disponibilizado no Portal da Prefeitura e anexar em local visível.

O comércio varejista de peças automotivas, material de construção e elétrico, ortopédicos e médicos, jornais e revistas, bem como os atacadistas de bens e prestação de serviços poderão funcionar das 7h às 13h. Já as lojas de cosméticos e perfumaria, utilidades domésticas, armarinhos, similares e lojas de artigos infantis, móveis, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, óticas, tecidos, vestuário e calçados, equipamentos e materiais de escritório, papelarias e livrarias e materiais de informática e comunicação deverão funcionar das 12h às 18h. Fora destes horários, os estabelecimentos podem prestar serviços internos ou de delivery.

DEMAIS SETORES

Clínicas médicas, de estética, odontológicas e salões de beleza não têm restrição de horário, mas devem seguir as mesmas normas de restrição às aglomerações. Hotéis e similares deverão promover higienizações periódicas com atenção especial à limpeza dos quartos. Todos os estabelecimentos deverão disponibilizar álcool gel e outros meios de assepsia.

Bares, restaurantes e similares deverão respeitar as normas de lotação de 1 pessoa por 4m² e a distância de 2 metros entre as mesas. As medidas estão alinhadas com o funcionamento do transporte coletivo que deverá funcionar com 50% da capacidade, com o ar condicionado desligados e sem passageiros em pé.

Cultos religiosos e academias deverão respeitar as normas de lotação e impedir a participação de pessoas com mais de 60 anos. A íntegra do decreto está no Diário Oficial do Município. O descumprimento implica advertência, multa e até a perda do alvará em casos de reincidência habitual.

DIAGNÓSTICO E ISOLAMENTO DE DOENTES

O prefeito, Dr. Marcos Vinicius, fez questão de esclarecer que o decreto não é fruto de pressão de nenhum setor nem da vontade própria dele. “Estamos em consonância com o sentimento da sociedade e cientes de que nos apressamos em curar a dor antes de diagnosticar a doença. Agora sofremos prejuízos econômicos e de saúde, confinando pessoas que podem estar saudáveis. Faço um apelo às autoridades e aos empresários que podem ajudar para que tenhamos condições de adquirir os testes rápidos. Com o diagnóstico imediato, isolamos as pessoas certas e delimitamos o espaço da doença”, disse Dr. Marcos.

O prefeito também anunciou que o município dispõe de um hospital, o antigo hospital da Unimed que no momento está inativo, com 30 leitos de tratamento intensivo e 60 de semi- intensivo, que pode ser transformado em um hospital regional exclusivo para pacientes com a Covid-19. O governo do Estado já foi informado da disponibilização.

SERVIÇOS PÚBLICOS

As aulas da rede municipal continuam suspensas até o dia 7 de abril, prazo que pode ser prorrogado. O expediente nas repartições públicas funcionará em regime de escala e revezamento de profissionais. Em Fabriciano, a Prefeitura mantém o Tele Orientação – EuSaúde, com atendimento 24 horas por dia via WhatsApp pelo telefone (31) 99674-7263. Outra medida da prefeitura foi a criação da Unidade de Referência Coronavírus na rua Albert Scharlet, s/n, das 7h às 22h, inclusive nos finais de semana e feriados.

O médico Chico Simões

Médico Chico Simões: “Dr. Marcos Vinícius está colocando nossas vidas em perigo”

Na opinião do ex-prefeito Chico Simões, até então “estava ocorrendo uma atitude muito correta por parte dos quatro prefeitos da RMVA, no sentido de formar um Comitê de Crise para enfrentar esta guerra contra o Coronavírus, uma epidemia que está matando no mundo todo e com certeza corre o risco de matar vários brasileiros”.

“Não vamos permitir que o prefeito de Fabriciano, Dr. Marcos Vinícius Bizarro, coloque nossas vidas em perigo. Vamos exigir do prefeito que cumpra as orientações da OMS e do Ministério da saúde. Nenhuma economia de um país cresce sem um povo forte e saudável”, enfatizou Chico Simões.

Para o ex-prefeito, que também é médico, a única atitude neste momento de maior transmissão da doença é fazermos o isolamento social. “Conjuntamente, os prefeitos estavam tomando uma atitude dura e correta neste sentido. Mas, lastimavelmente, estamos vendo pelas redes sociais o prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius Bizarro, que é médico, está fazendo um decreto revogando este isolamento social, permitindo a reabertura do comércio, permitindo as pessoas voltar frequentar academias e similares”, diz.

“Isso é ruim e pode trazer uma consequência muito grande, por que estamos no pico da transmissão da doença. Dr. Marcos Vinicius, infelizmente, está esquecendo da saúde do nosso povo e está repetindo aquilo que Bolsonaro está fazendo em nível nacional. Nenhum país cresce economicamente se não tiver um povo forte e saudável”, afirmou Chico Simões.

O vereador Marcos da Luz

Para o vereador Marcos da Luz, relaxar o isolamento social e reabrir o comércio é uma atitude “irresponsável, insana e inconsequente” do prefeito-médico Dr. Marcos Vinicius da Silva Bizarro (PSDB). Ele afirma que infelizmente, o Decreto Municipal publicado nesta sexta-27 vai na contramão da orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde. Contraria a decisão dos prefeitos vizinhos de manterem o comércio fechado e pode elevar o número de contágios pelo Coronavírus em nossa cidade.

“Com esta atitude, o prefeito de Fabriciano incentiva as pessoas saírem às ruas, sem conhecer sequer os resultados dos exames, o que o que pode trazer consequências trágicas neste momento crucial, mais preocupante da elevação dos índices. O mesmo aconteceu na Itália, ocasionando milhares de óbitos. Caso alguma morte vier a acontecer em nossa cidade o prefeito poderá assumir responsabilidades cíveis e criminais pelas suas ações e inconsequências”, alertou o vereador Marcos da Luz.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *