sexta-feira, abril 19, 2024
DestaquesPolítica

Assembleia recebe donativos para vítimas das chuvas. 101 municípios estão em situação de emergência

Redação – A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) lançou uma campanha para apoiar as vítimas das chuvas que atingem o Estado e está recebendo donativos por meio do Projeto Assembleia Solidária, cujo objetivo é mobilizar cidadãos, entidades e instituições públicas e privadas em torno de causas sociais. Na manhã desta quarta-feira (29/01/20), 101 municípios estão em situação de emergência por decreto do Estado e 30 por decretos municipais. 

A campanha é realizada em parceria com o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas MG), que recolherá os donativos recebidos na ALMG, e a Defesa Civil de Minas, que fará a distribuição para as localidades mais atingidas, de acordo com seus boletins.

Os donativos podem ser entregues das 7h30 às 19 horas, no Hall Administrativo do Palácio da Inconfidência, sede do Legislativo (rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho). Podem ser doados alimentos não perecíveis, água mineral e artigos de higiene pessoal e de limpeza. Os destinatários dos itens arrecadados serão definidos de acordo com os boletins elaborados pela Defesa Civil do Estado.

Capital e Nova Lima – Além da situação de emergência ou calamidade pública no Estado, dados agrupados no boletim divulgado pela Defesa Civil na manhã desta quarta-feira (29) destacam que, da última sexta-feira (24/01) até esta terça (28), haviam sido confirmados 53 óbitos em decorrência das chuvas em Minas, em 15 municípios.

Uma dessas mortes é apontada entre as ocorrências destacadas pelo órgão em função das fortes chuvas registradas nas últimas 24 horas, quando o desabamento de uma residência em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, resultou no óbito de uma pessoa no local.

No mesmo período, o boletim ainda destaca o rompimento de um açude no município de Tabuleiro (Zona da Mata), que provocou alagamento e buraco, tendo uma mulher sido levada pela correnteza; além do alagamento de várias ruas e avenidas na Capital, principalmente nas regiões Centro-Sul e Barreiro.

Ações – No lançamento da campanha de donativos, o presidente da Assembleia, deputado Agostinho Patrus (PV), destacou que a ALMG também fará esforços para aprovar, ainda em fevereiro, projetos de lei também com o objetivo de apoiar as vítimas das chuvas.

“Vamos começar a receber doações, que serão encaminhadas ao Servas, à Defesa Civil. Solicitamos que todos possam contribuir, pois a previsão nas próximas semanas é de que as chuvas continuem”, ressaltou o parlamentar.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *