CERTIFICAÇÃO: Timóteo passa a integrar o Mapa do Turismo brasileiro
Timóteo – Na semana que antecede a realização do II Festival Gastronômico de Timóteo 2019, o Município recebeu duas excelentes notícias do Ministério do Turismo. Por meio do Programa de Regionalização do Turismo Timóteo foi certificado a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro 2019–2021 e teve reconhecido o seu Conselho Municipal de Turismo (Comtur). As duas certificações são assinadas pelo ministro de Estado Marcelo Álvaro Antônio e pelo secretário nacional de Estruturação do Turismo, Robson Napier Borchio.
O Ministério do Turismo divulgou nesta segunda-feira (26), no Diário Oficial da União (DOU), o novo Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021. Ao todo 2.694 cidades, dentre elas Timóteo, de 333 regiões turísticas do país foram validadas e incluídas na atualização da plataforma. Neste ano, os estados e municípios contaram com novos critérios, compromissos e recomendações estabelecidas pelo Ministério do Turismo, entre elas a obrigação de participação em instância de governança e em Conselho Municipal de Turismo (COMTUR).
O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento instituído pela Portaria MTur nº 313, de 3 de dezembro de 2013, que orienta a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento das políticas públicas. É o Mapa do Turismo Brasileiro que define a área – o recorte territorial – que deve ser trabalhada prioritariamente pelo ministério.
Para o coordenador de Turismo da Prefeitura de Timóteo, Ernani Bitencourt, a inclusão de Timóteo no Mapa respalda a ação da atual gestão do Município em busca de alternativas para a geração de emprego e renda, além de tornar Timóteo um destino turístico atraente para receber visitantes de outras regiões.
Ernani lembra que esse reconhecimento é o resultado de uma série de ações determinadas pelo prefeito Douglas Willkys. Entre elas, Ernani menciona a própria autonomia da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, que antes da reforma administrativa estava subordinada à Secretaria Municipal de Planejamento.
Aliado a isso, o Município tem investido em parcerias para a realização de eventos, como o próprio Festival Gastronômico, dentre outras iniciativas pensadas para aumentar o fluxo de visitantes em Timóteo.