sexta-feira, abril 26, 2024
CidadesDestaques

Rosângela Reis e Hercílio Coelho Diniz visitam área atingida por rompimento de barragem em Brumadinho

BRUMADINHO – A deputada estadual Rosângela Reis (Podemos) viajou até Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, neste sábado (26) para verificar as consequências do rompimento de barragem da mina de Córrego do Feijão, da Vale, ocorrido nessa última sexta-feira (25). O objetivo da viagem foi conhecer a realidade da área atingida, apoiar e prestar solidariedade às vítimas, além de cobrar empenho da mineradora para as medidas emergenciais.

A deputada Rosângela Reis viajou até o local acompanhada do deputado federal eleito Hercílio Coelho Diniz (MDB), e do vice-prefeito de Ipatinga, Célio Aleixo (PV). Outros deputados estaduais e federais também se visitaram o local neste sábado.
 
Até a tarde deste sábado, o Corpo de Bombeiros confirmou nove mortes na tragédia e informa o desaparecimento de pelo menos 354 pessoas sob a avalanche de lama de rejeito de minério que se espalhou pela região, atingindo inclusive o leito do Rio Paraopeba, prejudicando a captação de água para toda a Região Metropolitana de Belo Horizonte.
 
“O que estamos vendo é as famílias tristes com a situação. É um cenário de calamidade. Viemos prestar solidariedade, preocupados com a questão ambiental, com as vítimas e até os animais atingidos. É um momento triste para o nosso Estado de Minas Gerais”, afirmou Rosângela Reis.
 
Além de visitar a área, a comitiva ainda doou sangue que será destinado aos feridos da tragédia. No local, o grupo prestou apoio às famílias do local e cobrou empenho da empresa Vale para agilizar as medidas emergenciais, meios para cessar o despejo de lama nos cursos d’água, ajuda aos atingidos e explicações para o ocorrido.
 
“Vamos cobrar para que os fatos sejam apurados e os responsáveis sejam punidos. Já tivemos o caso de Mariana e do Rio Doce, que até hoje sofre com as consequências de um rompimento de barragem, não podemos deixar isso acontecer novamente. Precisamos de leis e fiscalização mais rígidas contra as mineradoras”, ressaltou a deputada Rosângela.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *