sábado, abril 27, 2024
CidadesDestaquesSaúde

Primeiro LIRAa de 2019 aponta alto risco de surto de dengue. Ações em Timóteo começam neste sábado no Bairro Macuco

TIMÓTEO (Foto PCReis) – A Secretaria de Saúde de Timóteo divulgou nesta sexta-feira (1/02) o resultado do primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) realizado em 2019. O índice foi de 6,5%, o que significa que cidade está com alto risco de surto, segundo o Ministério da Saúde. No ano passado, Timóteo registrou um índice menor do que o deste ano, 4,2%.

Eduardo Morais disse que o índice é preocupante, mas, a Secretaria Municipal de Saúde vai agir rápido com ações de bloqueio.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Eduardo Morais, o levantamento foi realizado pelos agentes de endemias na segunda quinzena de janeiro. O secretário  revelou que a maioria dos focos foi encontrado em residências. “Os resultados não foram mascarados. Para tanto, capacitamos os novos Agentes de Endemias e eles fizeram um excelente trabalho identificando os focos. Agora temos o diagnóstico real para realizarmos o enfrentamento das arboviroses. Neste momento difícil precisamos contar com o apoio e colaboração dos moradores”, destacou Eduardo Morais.

O secretário informou ao JBN que foi constatado  através deste levantamento que mais de 90% dos focos estão dentro dos imóveis, podendo facilmente ser evitados ou eliminados pelo próprio morador. Segundo ele, os principais locais em que se encontraram os focos foram em reservatórios e caixas d’água. Ainda contribuíram com elevados percentuais os focos encontrados em depósitos móveis (vasos de plantas, bebedouros de animais ou vasilhas), depósitos fixos como sanitários e ralos. “O lixo descartado de maneira incorreta também deixou uma importante contribuição”, revelou Eduardo.

Segundo o Ministério da Saúde, o índice é considerado satisfatório quando fica abaixo de 1%; situação de alerta quando está no intervalo entre 1% e 3,9%; e indica risco de surto quando é igual ou superior a 4%.

Ações da Secretaria de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde realizou a contratação de novos agentes de combate às endemias e intensificou as ações educativas e de mobilização da população.

Neste sábado (2), a Prefeitura vai realizar o “Dia D” na comunidade do Bairro Macuco, regional Leste da cidade de Timóteo.

O mutirão para combater o foco do mosquito contará com um batalhão de Agentes de Endemias, que estarão a procura na comunidade de materiais que possam se tornar criadouros do Aedes. Os locais com maior número de casos notificados serão priorizados. “Temos que agir  rápido com ações de bloqueio para evitar um surto e até uma epidemia”, admitiu Eduardo Morais.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *