Corujão da Saúde triplica atendimentos em clínica médica e pediatria em Coronel Fabriciano

Fabriciano – O Corujão da Saúde, estratégia de acesso rápido ao socorro médico criado pela Prefeitura de Coronel Fabriciano, atingiu no último mês de setembro o triplo de atendimentos de clínica médica e pediatria em comparação com abril de 2017, mês de implantação do programa. Os dados divulgados pela Secretaria de Governança da Saúde por meio da Unidade Básica de Saúde – UBS Santa Cruz, revelam gradual crescimento do serviço mês a mês, atingindo pico de quase 1500 atendimentos clínicos em setembro deste ano contra 960 no mesmo período de 2018. O gráfico mostra que foram 600 atendimentos a mais quando comparado com setembro de 2017 e em relação a abril de 2017, o número mais que triplica, 331 contra 1448.

Os atendimentos pediátricos também aumentaram na mesma proporção, subindo de 248 em abril 2017 para 772 em setembro de 2019. O corujão da saúde foi lançado com o objetivo de facilitar o acesso da população ao médico fora do horário comum de funcionamento da UBS. O horário estendido de atendimento até 22h facilita a vida de quem precisa de atendimento, mas não pode comparecer as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) durante o dia.

O Técnico de Enfermagem da Unidade Santa Cruz, Reinaldo Monteiro, diz que a orientação é que as pessoas passem pela triagem nas UBS e só procurem o corujão em caso de necessidade. “O que se vê é que as pessoas atendidas são realmente necessitadas. Muitas vem de longe, de outras regiões da cidade e isso nos deixa satisfeito saber que o Corujão fechou uma lacuna que existia na saúde”, afirma Reinaldo. A unidade tem dois pediatras e 2 clínicos gerais. Às 15h são distribuídas as senhas e às 15h30 começa a marcação dos atendimentos. No entanto quem chega mais tarde é atendido, mesmo que não tenha pegado a senha. Desde a implantação em abril de 2017, a administração municipal tem conseguido zerar as demandas reprimidas na Atenção Básica, garantindo mais qualidade no atendimento aos pacientes do SUS e agilizando as consultas em especialidades médicas por meio do Corujão de especialidades, que funciona na UBS Centro.

O Prefeito, Dr. Marcos Vinicius comemora os números e anuncia que a melhoria na saúde será completa com a inauguração da UPA, ano que vem. “O Corujão foi uma medida de emergência, a gente precisava fazer alguma coisa e tivemos a ideia de criar o corujão, mas agora temos que entender que a UPA vem ai e com ela, a medicina intermediária estará consolidada em Coronel Fabriciano” concluiu.

SERVIÇO

CORUJÃO CLÍNICO

UBS do Santa Cruz:  Rua Bolívia, 401.

16h às 22h

CORUJÃO DAS ESPECIALIDADES

UBS do Centro: Rua Alberto Scharlet, 154.

19h às 22h

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *