quarta-feira, abril 24, 2024
CidadesDestaquesEducação

Mais de dois mil alunos visitaram os campi do Unileste durante Encontrão Pré-Universitário

TIMÓTEO – A decisão de qual carreira profissional seguir é um passo importante na vida. Buscando contribuir com essa tarefa tão decisiva para o futuro, o Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste) abriu as portas dos campi de Coronel Fabriciano e de Ipatinga no último sábado (29) para mais de dois mil alunos do ensino médio, que tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura da Instituição e realizar dezenas de atividades acadêmicas.

Foram 42 escolas de 16 diferentes cidades de Minas Gerais visitando simultaneamente os dois campi, onde foram realizadas atividades em 48 laboratórios, bate-papo com coordenadores e professores, intervenções artísticas e culturais, práticas esportivas, e tantas outras iniciativas. Ao todo, 221 alunos e 236 colaboradores da IES foram mobilizados a demonstrarem por meio de conversas, orientações e ações lúdicas e interativas as características e diferenciais de cada curso oferecido pela Instituição.

Por meio de visitas orientadas aos laboratórios, biblioteca, Museu Padre de Man, exposições das empresas juniores, apresentação de projetos de extensão universitária e uma série de outras ações, os visitantes puderam conhecer mais sobre cada área de conhecimento. A programação contava ainda com a Tenda das Profissões, local onde os visitantes conversaram diretamente com os docentes e coordenadores dos cursos.

O estudante Arthur Ferreira, da cidade de Dores de Ganhães, afirma que o Encontrão Pré-Universitário foi de grande utilidade para ter a certeza que deseja seguir carreira na área de engenharia. “Estar aqui é muito importante, gostei de todas as explicações e achei as atividades bastante informativas. Pude visitar todas as possibilidades de curso do meu interesse e conhecer mais sobre área que escolhi”, ressalta.

Nesta edição, o Encontrão Pré-Universitário trouxe a atração nacional Manual do Mundo. O canal do youtube, comandado pelo jornalista Iberê Thenório, possui mais de onze milhões de inscritos e é uma verdadeira sensação entre os adolescentes. Iberê esteve no campus de Fabriciano do Unileste e ministrou uma palestra sobre curiosidades em ciência e tecnologia para centenas de estudantes do ensino médio que marcaram presença no Centro Poliesportivo.

O evento também promoveu a 4º edição do Festival Unileste de Xadrez. O objetivo da iniciativa foi estimular a prática do jogo no Vale do Aço e promover a integração entre escolas do Ensino Médio da região. A competição contou com duas categorias: a primeira formada por alunos das escolas do Ensino Médio, cujo vencedor foi Adolfo Hemétrio, da Escola Estadual Professora Haydee de Souza Abreu e a segunda, aberta à participação de qualquer jogador, vencida por Bruno Henrique Conti. A escola que somou a maior pontuação durante o Festival e que também levou prêmio pelo desempenho foi a Escola Estadual Haydee de Souza Abreu.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *