Usiminas realiza parada para manutenção no Alto-Forno 3. Mais de 600 operários foram contratados

IPATINGA – A Usiminas realizará, no período de 03 a 14 de dezembro, uma parada programada no Alto-Forno 3 para manutenção e substituição de staves*. A obra envolverá mais de 700 colaboradores da Usiminas Mecânica, contratada para realizar o trabalho.

A parada visa realizar reparos no interior do alto-forno 3 para manutenção da segurança operacional e dos níveis de produção.  Serão substituídos 38 staves para melhoria do sistema de refrigeração do forno, protegendo a carcaça e favorecendo a estabilidade operacional.

Segundo o gerente técnico da Usiminas, Mauro Vivaldino Fernandes, durante o início da parada do forno programado para este domingo, poderá ocorrer elevação dos níveis de ruído. “Neste período, a comunidade poderá ouvir ruídos mais elevados vindos do alto-forno, o que é normal nesse tipo de parada”, explica Fernandes.

A manutenção do equipamento faz parte do planejamento de 2018 e por isto não interfere no nível de produção de aço da siderúrgica. O diretor da Usina de Ipatinga, Roberto Maia, explica que a parada do AF3 é necessária e preventiva, mas que também movimenta a economia local. “A manutenção do AF3 é uma obra complexa e de grande importância para a produção da usina, e também para a comunidade local, já que mesmo que de forma temporária, centenas de pessoas foram contratadas”, afirma Maia.

A obra no AF-3

A obra tem previsão de 11 dias e será realizada pela Usiminas Mecânica que tem grande expertise neste tipo de trabalho, sempre priorizando a segurança dos colaboradores. Nos últimos anos, a empresa realizou a reforma do altos-fornos da Usiminas em Cubatão e Ipatinga, da Gerdau em Ouro Branco e da CSN em Volta Redonda.

O Gerente Geral de Operações da Montagem da Usiminas Mecânica, Luciano Gomes, afirma que a parada será um trabalho de grande proporção, com o envolvimento em torno de 700 empregados no alto-forno. “Temos uma grande obra pela frente e a Usiminas Mecânica está preparada para realizar a manutenção do AF3 dentro do prazo previsto e com toda segurança, que é tida como prioridade pela empresa”, afirma Gomes.

*Staves são peças fundidas de ferro ou de cobre que possuem tubos no seu interior para circulação de água. São instalados na parte interna do forno, junto à carcaça, protegendo-a do desgaste com o contato com a carga. Ao longo do tempo, essas peças vão se desgastando, sendo necessária a sua substituição para preservação do equipamento.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *