sábado, abril 27, 2024
CidadesDestaquesSaúde

Prefeitura de Timóteo prepara terreno para construção de CAPS

TIMÓTEO – O prefeito Douglas Willkys e o vice-prefeito José Vespasiano Vespa, em uma entrevista exclusiva ao JBN na última quarta-feira (21), anunciaram que Timóteo  ganhará uma Unidade do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS. A obra será iniciada no mês de dezembro. O terreno para receber o CAPS vem sendo preparado  ao lado da UPA do Primavera. “É um sonho antigo de inúmeras  famílias do município de Timóteo”, resumiu o vice-prefeito Vespa, informando que o CAPS de Timóteo será da modalidade I, com atendimento infantil.

Conforme explicaram, a Secretaria Municipal de Saúde vem desenvolvendo um trabalho minucioso para detectar como vive as famílias que lutam para realizar o tratamento de um ente querido. “O CAPS é um equipamento que prestará serviços de saúde de caráter aberto e comunitário, constituído por equipe multiprofissional que atua sobre a ótica interdisciplinar e realiza prioritariamente atendimento às pessoas com sofrimento ou transtorno mental”, explicou o prefeito Douglas, destacando a sua satisfação em poder trazer para o município um aparelhamento público para oferecer de fato a oportunidade para o tratamento das pessoas com transtornos mentais graves e persistentes.

Centros de Atenção Psicossocial (CAPS)

São pontos de atenção estratégicos da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Unidades que prestam serviços de saúde de caráter aberto e comunitário, constituído por equipe multiprofissional que atua sobre a ótica interdisciplinar e realiza prioritariamente atendimento às pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, em sua área territorial, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial. São substitutivos ao modelo asilar, ou seja, aqueles em que os pacientes deveriam morar (manicômios).

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *