quinta-feira, abril 25, 2024
CidadesCultura e EntretenimentoDestaques

LANÇAMENTO DO VIDEODOCUMENTÁRIO DO CONGADO DE SÃO SEBASTIÃO DE TIMÓTEO

Timóteo – O Vídeodocumentário que abordará os 125 anos do Congado de São Sebastião de Timóteo/MG, contado a partir da memória daqueles que fazem parte tradição, dentro do projeto “Conhecer, reconhecer para valorizar”, está sendo lançado nesta quarta-feira (30).

Toda a história do Grupo Folclórico de Congado São Sebastião de Timóteo, contada a partir da sua criação em 1895, por Manoel Berto de Lima, sendo coroado o primeiro Rei Branco, estará sendo eternizada neste vídeo.

Quando da sua criação, o grupo contava com 16 membros, todos homens, porque as mulheres não tinham o direito de participação. Após vários anos de interrupção, em 1976, o grupo retomou as suas atividades através da inciativa do filho do seu fundador, Manoel Pereira da Silva, conhecido como Manoel Vitório. O nome oficial de CONGADO DE SÃO SEBASTIÃO DE TIMÓTEO  foi dado em 1982.

O membro mais velho do Congado é uma senhora de 105 anos e o mais novo é um menino de 5 anos. Compõe a Guarda do Congado: O Rei e a Rainha Congos; Rainha e Rei Brancos;  Príncipes e Princesas Brancas e Capitão e Capitã Regentes, Mestre e Guarda.

A entidade possui sede própria na Rua Noruega, 172, Bairro Ana Rita, município de Timóteo, Estado de Minas Gerais, na Região Metropolitana do Vale do Aço. É uma entidade sem fins lucrativos, declarada de utilidade pública a nível municipal, estadual e federal.

Acesse o link https://Vídeodocumentário Congado São Sebastião de Timóteo 
e conheça um pouco de sua história. É preciso conhecer para reconhecer e valorizar.
Este projeto é fomentado com recursos do Fundo Municipal de Cultura por meio da Lei Aldir Blanc (Lei 14.017/2020). Apoio: Conselho Municipal de Políticas Culturais de Timóteo; Realização: Subsecretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Timóteo; Fomento e Incentivo: Secretaria Especial da Cultura e Governo Federal

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *