domingo, abril 28, 2024
DestaquesSaúde

Prefeitura de Timóteo define novas estratégias para enfrentar à dengue e chikungunya

TIMÓTEO – O Comitê de Combate às Arboviroses de Timóteo que reúne representantes de vários setores da Administração Pública se reuniu na manhã desta terça-feira (9) ao comando do prefeito Douglas Willkys, para definir novas estratégias e reforçar as ações de enfrentamento à dengue e chikungunya. O encontro aconteceu no momento em que a cidade está com a suspeita do registro de uma morte por dengue hemorrágica, e com milhares de casos da doença causada pelo mosquito.

Participaram do encontro o prefeito Douglas Willkys, a secretária de Saúde Ana Paula Campos, além de servidores dos setores de Zoonozes, Obras, Limpeza Urbana, Meio Ambiente e Fiscalização.

Durante o encontro foram reiteradas todas as ações que vêm sendo executadas ao longo dos últimos meses como mutirões de limpeza e recolhimento de entulho, fumacê e bomba costal, coleta regular de entulhos, capina e roçada, recolhimento de materiais recicláveis, dentre outros. Somente no mês de dezembro de 2023 foram 380 caminhões de entulho recolhidos em todas as regionais da cidade.

Em outra frente o setor de Fiscalização emitiu mais de 300 notificações de lotes vagos, deposição irregular de restos de construção. Mesmo com a atuação dos fiscais e o recolhimento sistemático de restos de construção depositados irregularmente, muitos moradores ainda insistem em jogar restos de construção em vias públicas. Para coibir esse tipo de atitude o setor de Fiscalização passará a emitir multa aos moradores por descarte irregular de lixo e entulho.

Outro problema enfrentado pelos Agentes de Endemias refere-se a negativa de alguns moradores em permitir o acesso às suas residências. O setor tem recebido uma série de denúncias, mas fica impedido de fazer o seu trabalho pela resistência de alguns moradores. Em face disso, a Prefeitura solicitou apoio das Forças de Segurança nessa ação.

“A participação dos moradores é fundamental para vencermos essa guerra. Constantemente temos recebido denúncias de pessoas sobre os vizinhos que não tem tido a mesma preocupação com a destinação correta de inservíveis que podem acumular água. Temos feito o nosso trabalho, mas em alguns locais temos a resistência de moradores. Por isso a partir de agora vamos contar com as forças de segurança apoiando as ações de endemias naqueles locais de resistência do morador e então tentar eliminar os focos do mosquito”, disse a secretaria de Saúde, Ana Paula Campos.

Questionada sobre a utilização do fumacê, Ana Paula explicou que o Município completou os ciclos recentemente e que já requisitou novamente ao Estado a destinação do veículo para a cidade de Timóteo. “O fumacê ajuda, mas não resolve o problema que é a eliminação das larvas que, na grande maioria das vezes, se encontram no interior das residências, daí a importância de os moradores fazerem a sua parte destinando alguns minutos diariamente para eliminar as poças de água e os possíveis focos”, reiterou Ana Paula.

 

Compartilhe em suas redes sociais

One thought on “Prefeitura de Timóteo define novas estratégias para enfrentar à dengue e chikungunya

  • casio machado jaques

    Bom dia. Depois que os pardais depredaram as LIBÉLULAS o bicho pegou. É um predador de mosquitos sobre águas. Aqui em Timóteo, tinha a rodo, hoje não vemos mais. Lamentável e além dos nossos rios e córregos estarem inundados com lixos de comum acordo com a população.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *