domingo, abril 28, 2024
DestaquesEducação

Sind-UTE faz 44 anos e recebe homenagem na Assembleia Legislativa de Minas Gerais

REDAÇÃO – O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) será homenageado, nesta quarta-feira (13/12/23), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O motivo são os 44 anos de fundação da entidade. O sindicato receberá diploma com votos de congratulações em reunião da Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social, às 10h30, no Auditório do andar SE do Palácio da Inconfidência, sede do Legislativo mineiro.

A homenagem é fruto de requerimento da deputada Beatriz Cerqueira (PT), que foi coordenadora-geral do sindicato.

História

O Sind-UTE/MG tem origem na União dos Trabalhadores do Ensino (UTE), fundada em 1979, em Belo Horizonte, na sequência de uma greve da categoria que marcou o movimento sindical em Minas Gerais e no Brasil. Os professores iniciaram a paralisação em 17 de maio daquele ano. Cinco dias depois, realizaram uma manifestação histórica, que reuniu 10 mil trabalhadores da Capital e do interior na ALMG, em plena ditadura militar. Havia 11 anos, desde 1968, que não era realizada uma assembleia de professores em Minas, por causa da repressão promovida pelo regime ditatorial.

A greve representou um momento de unidade dos trabalhadores das diferentes áreas da educação, o que resultou na fundação da UTE, em julho de 1979.

Em 1983, a UTE participou da fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

A transformação em Sind-UTE/MG se deu em 1990, durante o Congresso de Unificação das Entidades dos Trabalhadores do Ensino de Minas Gerais.

Ao longo destas mais de quatro décadas de atuação, o sindicato sempre participou da luta dos trabalhadores de ensino por melhores condições de trabalho.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *