domingo, abril 28, 2024
DestaquesPolícia

PM Ambiental intima o Clube do Cavalo de Timóteo para apresentar relação de animais confinados

TIMÓTEO – A Polícia Militar Ambiental intimou nesta quarta-feira (13) a diretoria do Clube do Cavalo de Timóteo, na pessoa do presidente José Anselmo, para apresentar no próximo dia 19, a relação completa de todos os proprietários de animais com baias locadas no clube.

De acordo com o apurado pelo JBN, a presença da Polícia de Meio Ambiente no Clube do Cavalo se deu pelas denúncias de irregularidades no confinamento dos animais. As irregularidades foram apontadas pelo presidente da Câmara Municipal de Timóteo, vereador Reygler Max, que em vídeo mostrou animais com feridas diversas.

Com as denúncias de irregularidades, agora reacendeu também a necessidade de verificar as condições das baias onde ficam os animais, quanto a problemas de higienização para não atrair tantas moscas e mofo.

Se caso for constatado irregularidades de cunho sanitário, o Clube do Cavalo terá que adotar um novo sistema para recebimento de animais no regime de confinamento, exigindo dos locatários os documentos sanitários dos animais. Em contrapartida, o clube também terá que oferecer instalações adequadas para alojá-los.

Um veterinário ouvido pelo JBN disse que as baias podem ser um ambiente simples, porém, é recomendável o uso de areia no lugar do pó de serra e a troca periódica, além de pintura interna e externa das estruturas. O Ideal também, segundo ele, é que os animais passem por exames para identificar zoonoses que podem levar à morte, como a anemia e o mormo, esta última transmissível para o ser humano.

DOENÇAS    

A Anemia Infecciosa Equina é uma doença de ocorrência mundial, causada por um vírus que afeta somente os equídeos: cavalos, jumentos, burros e mulas. Sua transmissão se dá através de insetos sugadores, que transferem sangue do animal doente para o animal sadio.
A doença não tem cura e por isso o animal contaminado deve ser isolado, impedido de transitar e em seguida sacrificado.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *