domingo, abril 28, 2024
DestaquesEducação

Parceria entre Secretaria de Educação e APAE promove encontro com educadores de creches

TIMÓTEO – Por meio de uma parceria envolvendo a Secretaria Municipal de Educação e a APAE de Timóteo foi realizada uma jornada de capacitação “Para uma Educação Especial de Qualidade” dedicado  às educadoras das Unidades Municipais de Educação Infantil (CMEI e UMEI) e das creches conveniadas de Timóteo. A capacitação ocorreu no início deste mês na sede da APAE.

O encontro foi coordenado pela equipe da APAE, por meio da presidente  Vânia Lamas e da diretora Flávia Souza com a participação da equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Timóteo. A inciativa registrou a presença de cerca de 100 profissionais de 18 creches que atendem no município. A equipe da Secretaria de Educação foi representada pela gerente de ensino Sirlaine A. Castro Araújo, pela coordenadora da Educação Infantil (4 e 5 anos) Celeste Maria Moreira Campos e pela coordenadora da Educação Infantil (Creches – 0 a 3 anos) Katya Araújo Serpa.

A proposta da Jornada de Capacitação foi uma inciativa     que partiu da APAE após ser apresentada à gerência de Ensino da rede municipal. A jornada foi estruturada para atender às demandas das unidades de Educação infantil do município em relação ao atendimento e necessidade educacional específica.

A primeira palestra foi dedicada à gestão das unidades de ensino para os presidentes e coordenadores das unidades educacionais e foi ministrada pela equipe da APAE. O objetivo foi o de atender aos anseios das professoras das unidades de Educação Infantil, além da troca de experiências e ampliação do conhecimento a respeito das singularidades no atendimento de crianças com deficiência ou necessidades educacionais específicas, em sua maioria, autistas.

Em seguida Lilian Castro, da Clínica Caracol – Desenvolvimento Infantil e Integração Sensorial, de Canoas (Rio Grande do Sul) abordou as contribuições da área da Terapia Educacional para a formação desse público. A Jornada de Capacitação também contou com a participação da fonoaudióloga Janaína Maynard, de Belo Horizonte, integrante do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONPED) e do Conselho Regional de Fonoaudiologia (Crefono 6). As duas fizeram as ponderações por vídeo conferência.

A presidente da APAE, Vânia Lamas, também participou da capacitação explanando questões relacionadas à área pedagógica. “Teremos ainda novos encontros que serão dedicados a outros profissionais que atuam nas unidades de Educação Infantil e respectivos familiares. Diante dessa parceria que está contribuindo efetivamente para a formação das profissionais atuantes na Educação Infantil do nosso município. Estamos muito empenhados nessa tarefa”,  afirmou Vânia Lamas.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *