terça-feira, abril 30, 2024
DestaquesPolítica

Deslizamento de pedras na BR-381: Novo período chuvoso preocupa população do Cachoeira do Vale

Um ano e oito meses do acidente, trecho continua na indiferença do DNIT e na falta de representatividade política do Vale do Aço

TIMÓTEO – A indiferença do DNIT, órgão federal, colaborada com a falta de representatividade dos políticos do Vale do Aço, chama a atenção da população pelo descaso com o trecho onde um importante deslizamento de pedras destruiu parte da BR-381, no distrito de Cachoeira do Vale, em Timóteo (MG). A situação que caminha para completar dois anos sem uma definição de fato, pode apresentar um novo desfecho com deslizamentos e os riscos para quem utiliza aquele local.

Além do entulho com pedras e areia que está acumulado na lateral da pista de rolamento, existe a ameaça de novos deslizamentos de rochas que estão soltas na parte alta do talude. Como se trata se uma rodovia federal cabe ao Dnit responder pelo assunto.

Nota do DNIT

Em nota solicitada pelo JBN, o DNIT se limitou em informar nesta quarta-feira (12) que está analisando os produtos apresentados pela Supervisora, que preveem obras para contenção de blocos ao longo do segmento afetado, bem como um desvio de traçado para afastar a rodovia da encosta, garantindo a segurança dos usuários em casos de novas ocorrências.

Do acidente

Quando ocorreu o acidente, o Dnit afirmou que não possuía empresa contratada para fazer a remoção das rochas. Em face disso, o Município de Timóteo encaminhou ofício solicitando autorização para o desmonte/ fragmentação das rochas que obstruíam totalmente a pista, intervenção executada pela Prefeitura.

O Município também improvisou uma passagem para o tráfego de caminhões, ambulâncias e veículos de passageiros, haja vista que o trecho é uma importante via de ligação não só para Timóteo, mas para a região do Vale do Aço e Leste de Minas Gerais. A pista de rolamento original continua interditada por causa dos riscos existentes.

Na própria resposta ao ofício encaminhado pela Prefeitura para liberar a pista, o Dnit informava sobre a complexidade do caso em função dos procedimentos que deveriam ser adotados como a caracterização do material por meio de sondagem, seguida de definição da seção compatível com o material obtido pela sondagem e, posteriormente, análise da estabilidade do talude.

Entretanto passado um ano e meio, o Dnit continua indiferente ao problema que já causou, inclusive, a morte de uma motociclista que trafegava pelo local e se acidentou nas proximidades de onde as pedras rolaram.

Compartilhe em suas redes sociais

One thought on “Deslizamento de pedras na BR-381: Novo período chuvoso preocupa população do Cachoeira do Vale

  • Pablo

    A reportagem disse bem,a fraca representatividade do atual prefeito e sua turma, que só faz obra eleitoreira,ano que vem espero que a população de Timóteo, não eleja novamente essa turma, que vive de pão e circo, fazendo festas e mais festas, gastando milhões,e a cidade jogada,sem contar a turma de puxa sacos covardes, corruptos e preconceituosos comissionados.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *