domingo, abril 28, 2024
DestaquesSaúde

Programa Previne Brasil | Belo Oriente atinge a meta de 100% nos indicadores no último quadrimestre de 2022

BELO ORIENTE – A Atenção Primária à Saúde no último quadrimestre do ano de 2022 obteve excelentes resultados e com isso o Município atingiu os 100% no , programa do Governo Federal que tem por objetivo reestruturar a forma de enviar recursos às cidades para investir nos cuidados básicos de saúde.

Com as metas atingidas nos indicadores, Belo Oriente alcançou o 12º lugar das cidades mais bem avaliadas do Estado, sendo o município da Regional de Saúde de Coronel Fabriciano melhor ranqueada no Programa Previne Brasil e entre as 100 melhores do País, com a 63º colocação.

São avaliados no Programa Previne Brasil sete indicadores na Atenção Básica: Proporção de gestantes com pelo menos seis consultas pré-natais realizadas; Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado; Proporção de mulheres com coleta de citopatológico; Proporção de crianças de um ano de idade vacinadas na Atenção Primária; Proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre e Proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre.

Para o alcance dos 100% dos indicadores também foram avaliados se os cadastros dos cidadãos estão sendo atualizados diariamente pelos Agentes Comunitários de Saúde, se o Município aderiu a todas as políticas de saúde do Governo Federal e cumpriu os indicadores estabelecidos nessas políticas como: Programa Saúde na Escola, Saúde Bucal, Extensão de Carga Horária, Proteja, entre outros.

De acordo com a coordenadora da Atenção Básica, Evanice Carvalho, o resultado no Previne Brasil, é fruto de muito trabalho das equipes de Saúde. “O alcance das metas se deve ao comprometimento das equipes de saúde da família, dos monitoramentos realizados pela SMS, as condições de trabalho estabelecidas para que fossem alcançados os indicadores, ao aumento da oferta de serviços, planejamento e muito trabalho em equipe” destacou Evanice.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *