domingo, julho 21, 2024
DestaquesSaúde

No Dia Doador de Sangue, Saúde de Fabriciano e HJMM sensibilizam para importância do gesto que pode salvar vidas

FABRICIANO – A necessidade de sangue seguro é universal e vital. Hoje, você está saudável e pode ajudar a salvar a vida de alguém ao ser doador voluntário. Num outro dia, você ou qualquer pessoa pode necessitar de uma transfusão, seja devido a traumas provocados por acidentes, cirurgias ou no tratamento de doenças, como por exemplo, a anemia falciforme.

Nesta quarta-feira, 14/6, é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. E as equipes de Saúde e do Hospital Dr. José Maria Morais, em Coronel Fabriciano, aproveitam a data para sensibilizar e engajar mais pessoas a serem voluntários à doação.

“Atualmente, aumentamos muito o nosso consumo de sangue, sobretudo, pelo crescimento da oferta de cirurgias. No entanto, não conseguimos repor o volume transfundido junto ao Hemominas, onde é feita a coleta e distribuição das bolsas de sangue para o Hospital”, explica Simone Alves, Assistente Social do HJMM.

De janeiro a março deste ano, o HJMM realizou 344 transfusões de sangue – ou seja, foram necessárias mais de 300 bolsas de sangue para cuidar/salvar dos pacientes no hospital. Em contrapartida, apesar dos esforços contínuos do município, em especial da Saúde e do HJMM, foram repostas apenas 34 bolsas de sangue.

“Precisamos sensibilizar a todos: comunidade em geral, familiares e acompanhantes de pacientes em internação ou que vão passar por procedimento no HJMM para que nos ajude a conseguir novos doadores. Todo o tipo sanguíneo é bem vindo, atender os pré-requisitos e estar bem de saúde para ajudar e garantir que não falte sangue para ninguém”, sensibiliza

Atualmente, o HJMM possui em seu cadastro cerca de 90 doadores regulares. No entanto, vale lembrar que é preciso respeitar o intervalo entre uma doação e outra – para homens, é de 60 dias; mulheres, 90 dias – além de impedimentos temporários como realização de alguns tipos de exames, medicações, estado de saúde, dentre outros.

COMO DOAR

A Prefeitura de Coronel Fabriciano garante o transporte seguro e alimentação aos voluntários. A doação é realizada a cada 15 dias, sempre às terças-feiras, na sede do Hemominas, em Governador Valadares. A próxima será realizada no dia 27 de junho.

Os interessados podem agendar a coleta pelo telefone (31) 3406-7374, Whats App (31) 9.9584-1298 ou fazer o seu cadastro on-line pelo formulário eletrônico disponível no site da Prefeitura.

PARA SER DOADOR

Para doar é preciso ter entre 16 (com autorização dos pais ou responsáveis) e 69 anos, pesar no mínimo 50kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Não é necessário estar de jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *