domingo, julho 21, 2024
DestaquesEducação

RECURSOS PRÓPRIOS: E. M. Prof. Paulo Freire, em Fabriciano, receberá investimentos de R$ 4 milhões

FABRICIANO – Alunos e educadores da Escola Municipal Professor Paulo Freire, no bairro Aparecida do Norte, ganharão, praticamente, um novo espaço para aprender. Nesta segunda-feira, 12/6, o prefeito Dr. Marcos Vinicius, deu a assinatura da Ordem de Serviço para obras de reforma completa, adequação e ampliação da escola, num investimento de R$ 4 milhões em recursos próprios do município.

“Vamos, praticamente, construir uma nova escola. De todas as unidades da rede municipal de educação, a Paulo Freire é a mais precária e a que mais carecia de melhorias. Hoje damos a ordem de serviço para o início imediato das obras que vão garantir um espaço adequado, seguro, com acessibilidade para que os professores possam ensinar e as nossas crianças, aprender”, disse o prefeito Dr. Marcos Vinicius.

“Será um ganho não só para quem estuda no local, mas para as crianças e população em geral que merecem uma obra tão importante como essa”, completa o secretário de Governança Educacional, professor Carlos Alberto Serra Negra.

O prefeito Dr. Marcos Vinícius deu a ordem de serviço para o início imediato das obras

O projeto elaborado pela Secretaria de Governança de Planejamento, Meio Ambiente e Habitação em colaboração com a Educação e Obras prevê substituição das instalações elétricas e hidráulicas, soluções de acessibilidade, reconstrução da infraestrutura (esquadrias, piso, teto, pintura), além de soluções de acessibilidade e plano de combate a incêndio.

Uma parte da escola será demolida para construção de novas salas de aulas. O projeto prevê ainda construção de novos refeitório e cozinha adequados às normas da vigilância sanitária vigente e da educação. Somadas todas as intervenções, serão 1.600 m² (metros quadrados) de área construída. A empresa licitada é a Séculos Engenharia e o prazo de execução previsto é de até 1 ano.

NOVA ESCOLA, MAIS VAGAS

Com mais de 290 alunos, divididos em dois turnos, após as obras de reforma completa, o educandário terá a capacidade ampliada para receber até 400 alunos. Com isso, a escola poderá acolher também os estudantes dos 4º e 5º do ensino fundamental que, por falta de espaço físico na E. M. Prof. Paulo Freire, têm que se deslocar para escolas municipais de bairros vizinhos, como Morada do Vale ou Caladinho.

As obras de reforma e ampliação são aguardadas com ansiedade pela comunidade escolar. “O espaço realmente é muito precário. A escola funciona em um casarão antigo que foi doado à época de sua implantação e não me lembro de ter passado por obras, a não ser por pequenos reparos feitos pela própria direção da escola. Agora, vamos ganhar uma nova escola. Estamos muito felizes com esta conquista” resume Adeilda Rodrigues Garcia, diretora da E. M. Prof. Paulo Freire e professora no educandário desde 2011.

AULAS CONTINUAM NO CMEI

Até a conclusão das obras, a E.M. Prof. Paulo Freire continuará a funcionar, temporariamente, no CMEI Maria Dirce de Souza Barbosa, na Rua Xingu, inaugurado no início deste ano. A necessidade de usar o espaço do CMEI se deu, primeiro, devido a precariedade da escola de ensino fundamental e agora, ao início efetivo das obras.

Com a entrega da nova E. M. Prof. Paulo Feire, além de ampliar as vagas para o ensino fundamental (4º e 5º ano) para os estudantes do bairro Aparecida do Norte e Setor 2, o município também abrirá vagas para a educação infantil, de 0 a 5 anos para o CMEI, na rua Xingu.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *