segunda-feira, abril 29, 2024
DestaquesSaúde

Médicos do HMC param na sexta | A reclamação é de sobrecarga de trabalho e sem reajustes,

IPATINGA – Em Assembleia Geral, o Corpo Clínico Médico do Hospital Márcio Cunha decidiu por unanimidade entre os presentes, que farão uma “Paralisação de Advertência” na próxima sexta-feira (24) e na oportunidade não serão realizadas consultas, exames e cirurgias eletivas. O Sindicato da Categoria  emitiu nota comunicando à população do Vale do Aço e região comunicado a paralisação.

A nota recomenda ainda que os pacientes com cirurgias, consultas e exames agendados para tal data procurem o HMC, pelos canais disponíveis, para reagendamento.

Segundo a nota “nos últimos anos, o HMC tem praticado uma política de remuneração médica sem recomposição sequer das perdas inflacionárias. A remuneração médica no HMC é menor que nos outros hospitais da região e ainda mais discrepante se comparada a outros hospitais do Estado com o porte e a importância do HMC. Existem casos em que os médicos trabalham sem remuneração alguma, como nos plantões de sobreaviso, por exemplo”, sdenuncia o comunicado.

O Corpo Clínico do HMC diz ainda que esta política associada à elevada carga de trabalho, à complexidade e gravidade dos pacientes atendidos pelo HMC tem provocado uma fuga dos profissionais médicos do Hospital que, muito pouco atrativo, não consegue contratar novos médicos para renovação das equipes de especialistas, gerando grande impacto na qualidade da assistência médica prestada.

Falta de diálogo

Ainda conforme o comunicado da categoria médica, o Corpo Clínico, há mais de um ano e meio, tenta um acordo com a direção do HMC no sentido de pelo menos minimizar estes problemas, mas apesar de várias promessas, até o momento, não foi apresentada uma proposta que seja minimamente razoável, não restando outra alternativa que não seja a “Paralisação de Advertência” aos gestores, por 24h.

“Sempre em respeito à população de Ipatinga e do Vale do Aço – prossegue o comunicado –, serão rigorosamente observadas na paralisação todas as diretrizes do CRM-MG, em especial quanto ao integral atendimento das urgências e emergências no Pronto Socorro, Unidades de Terapia Intensiva bem como aos pacientes internados. Ainda, estará ativa a escala de prontidão de médicos para as especialidades que envolvem atendimento de urgência e emergência”.

“O Corpo Clínico conta com a compreensão de todos, e espera que as negociações com o HMC avancem em benefício de todos, em especial da População de Ipatinga e do Vale do Aço”, conclui a nota.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *