quarta-feira, abril 17, 2024
DestaquesSaúde

Vacinação contra o sarampo em Ipatinga teve baixa procura. Saúde liga o sinal de alerta

Ipatinga – No último sábado (19), foi promovido em unidades de saúde de todo o país o “Dia D” da vacinação contra o sarampo. A ação fez parte da mobilização para erradicação do vírus, já que os casos da doença vêm crescendo substancialmente nos últimos meses.

Em Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, o objetivo era intensificar a campanha de vacinação contra o sarampo, e 17 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) funcionaram durante a data, de 7h30 às 16h30. Muitas delas promoveram atividades lúdicas no intuito de atrair as crianças, tais como pintura de rosto e distribuição de pipoca e algodão-doce. Contudo, os números ainda são bastante tímidos: desde o início da campanha, em 7 de outubro, até o momento, apenas 567 crianças foram vacinadas, sendo 135 delas no último sábado.

Quem não pôde comparecer ainda terá a oportunidade de se imunizar durante toda esta semana, nos mesmos locais, nas salas de vacinação espalhadas pelos bairros da cidade, das 7h30 às 15h30.

Quem deve ser vacinado

Por ser uma doença de fácil contágio, a sugestão é que as doses da vacina sejam aplicadas em crianças a partir dos seis meses de idade. Adultos até 29 anos ainda não imunizados devem tomar duas doses da vacina e, de 30 a 49 anos, uma dose.

A procura nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) pelo grupo considerado mais suscetível a complicações da doença ainda é avaliada como muito baixa. A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Ipatinga, Mara Fernanda Andrade, lamenta que muitos ainda ignorem a gravidade do quadro, tendo em vista que o sarampo se alastra pelo país, enquanto o município está preparado para imunizar o público. “Foram asseguradas mais de 5.500 doses da vacina Tríplice Viral, por meio da Superintendência Regional de Saúde, para que todos sejam atendidos. A baixa procura liga o sinal de alerta, uma vez que a doença atinge números preocupantes também no estado”, salientou.

A segunda etapa da campanha de vacinação acontecerá de 18 a 30 de novembro e será focada em jovens de 20 a 29 anos.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *