domingo, fevereiro 25, 2024
DestaquesMeio Ambiente

Formatura do Programa de Educação Ambiental é realizada em Santana do Paraíso

SANTANA DO PARAÍSO – Com o apoio da Prefeitura Municipal de Santana do Paraíso, por meio da Secretaria Municipal de Educação e do Departamento de Meio Ambiente, a Polícia Militar de Meio Ambiente de Minas Gerais implantou o Programa de Educação Ambiental (Progea) para os alunos 4º e 5º anos da Escola Municipal José Dias Bicalho Filho. Nesta terça-feira (13), a solenidade de formatura reuniu 153 formandos, que receberam o certificado de conclusão do programa e foram prestigiados pelos pais, professores, autoridades e pela sociedade civil.

O prefeito de Santana do Paraíso, Bruno Morato, parabenizou à Polícia Militar pela iniciativa e salientou a importância do envolvimento dos alunos na preservação do meio ambiente. “É gratificante ver os nossos pequenos paraisenses preocupados com o meio ambiente porque temos aplicado políticas públicas de preservação ambiental para deixar uma cidade melhor para eles no futuro, com todas as riquezas naturais de herança”, apontou o prefeito Bruno Morato, que também recebeu um certificado de homenagem da PMMG pelo apoio ao programa.

Compuseram a mesa de honra o prefeito de Santana do Paraíso, Bruno Morato, o vice-prefeito, José Anício Oliveirinha, a Secretária Municipal de Educação, Janice Alves, a Diretora Municipal de Meio Ambiente, Sandra Pereira, o major da Polícia Militar de Meio Ambiente, Átila Porto, o Capitão da PMMG Lucas Emanoel Corgozinho, o presidente do Rotary Club de Ipatinga, José Modad Barbosa e a diretora da E.M José Dias Bicalho Filho, Edinéa Alves. Na ocasião, foram exibidos vídeos e relatos do trabalho desenvolvido na escola, ressaltando a importância da parceria entre polícia, escola e família na preservação do meio ambiente. Para encerrar com chave de ouro, o mascote Florestinha marcou presença e contribuiu para tornar a comemoração dos alunos ainda mais especial.

PROGEA

O objetivo do PROGEA é estimular alunos do ensino fundamental das escolas das redes pública e particular do estado de Minas Gerais a serem competentes e hábeis à adoção de comportamentos socioambientais, que visem contribuir para a prevenção ambiental, a sustentabilidade e a melhoria da qualidade de vida, conhecendo e reconhecendo o meio ambiente onde se encontram inseridos. Ao longo de 10 encontros semanais, um policial militar da atividade de meio ambiente conduz os alunos, por meio de uma metodologia específica, a conhecer e se inserir no meio ambiente. “Os encontros fazem com que as crianças identifiquem problemas ambientais no seu contexto de comunidade, escola e família com a responsabilidade de propor solução para minimizar e resolver esses problemas” apontou o 3º Sargento Nilton Assis dos Anjos, da Polícia Militar de Meio Ambiente de Minas Gerais, que foi o mediador do programa na E.M José Dias Bicalho Filho.

Por meio de uma eleição de representantes escolhidos entre os próprios alunos, foi formado um Clubinho Ambiental na E.M. José Dias Bicalho Filho, no qual alunos desenvolveram uma campanha de conscientização ambiental na escola destacando os problemas identificados por eles. Através de cartazes em locais estratégicos, levaram informações importantes aos demais alunos. Na segunda parte da ação, houve o plantio de uma árvore símbolo do PROGEA. Foram entregues, ainda, lixeiras adquiridas junto à Diretoria Municipal de Meio Ambiente mediante a um ofício do Clubinho Ambiental de iniciativa e execução dos próprios alunos.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *