segunda-feira, abril 29, 2024
DestaquesMeio Ambiente

Fiscalização Ambiental notifica empresa Hasco pelo acidente com produto químico

Foto Doulgas Samary/JBN

TIMÓTEO – O vazamento de um produto químico altamente corrosivo e tóxico em uma unidade da empresa Hasco Aços e Metais na última quarta-feira (16), mobilizou militares do Corpo de Bombeiros de Timóteo, no Vale do Aço. O acidente aconteceu no Núcleo Industrial de Timóteo, na BR-381, altura do km 195, no distrito de Cachoeira do Vale. Os moradores nas proximidades da empresa permaneceram apavorados devido a falta de informação do ocorrido e do possível risco que o poluente poderia causar. O vazamento foi de ácido nítrico 53% que reagiu com aço.

Segundo informação dos Bombeiros que atendeu a ocorrência, a reação química gerou muita fumaça e os funcionários precisaram evacuar o local.  Apesar da nota da empresa sobre o caso, a mesma não informou sobre a contaminação ao meio ambiente, já que produto químico que vazou tem a classificação QBRN – Código de Risco em Potencial de Contaminação Ambiental.

Nesta segunda-feira (20), por solicitação do JBN, a Subsecretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Timóteo esclareceu que esteve no local no dia 17/08/2023, conversou com os responsáveis da empresa, Cristiane Julião e Célio Eduardo de Oliveira, que explicaram que todo o ocorrido se deu devido a um defeito na bombona que estava armazenado o Ácido Nítrico 53%. Ao fazer a transferência para outro recipiente, houve o vazamento do ácido que, ao entrar em contato com a estrutura de metal que protegia a bombona, reagiu e gerou a fumaça avermelhada. O local do vazamento é um ambiente confinado, não havendo o espalhamento do produto.

Notificação

A Fiscalização Ambiental do município lavrou a Notificação Preliminar nº 056384, dando um prazo de 7 (sete) dias úteis para apresentação da licença ambiental, relatório simplificado do Plano de Controle dos Danos e comunicação do acidente ao Núcleo de Emergência Ambiental (NEA), do governo do Estado de Minas Gerais. Tal documentação deve ser apresentada pela empresa até o dia o dia 28 de agosto de 2023.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *