segunda-feira, abril 29, 2024
CidadesDestaques

“Arraiá do Programa Humanizar” 2023 privilegiará as danças típicas e o estilo musical do forró

TIMÓTEO – Os participantes do Programa Humanizar estão se preparando para levar à comunidade de Timóteo e região mais um grande evento ligado às tradições culturais. Realizado há 26 anos, o tradicional “Arraiá do Humanizar” ocorrerá no dia 7 de julho, a partir das 19h, no Ginásio Poliesportivo Iorque José Martins, no Centro Norte. Este ano, além das apresentações de danças típicas dos núcleos do programa, haverá um divertido bingo e show de forró com o cantor Douglas Netto e o Trio Saculejado. A programação festiva é aberta à comunidade.

Foi durante uma pesquisa e estudo para elaboração do “Arraiá do Programa Humanizar” que os professores de dança decidiram enfatizar a importância do forró na cultura brasileira. “O forró é um estilo musical que nasceu no Nordeste do Brasil e se espalhou por todo o país. Ele tem suas raízes nas tradições culturais da região, como a poesia de cordel, a dança de quadrilha e as festas juninas”, relata a coordenadora do programa, Lilian Araújo.

Ela argumenta que o forró tem uma sonoridade animada e contagiante, com o uso de instrumentos como a sanfona, o triângulo e a zabumba, as letras das músicas muitas vezes falam de amor, saudade e festa, o que identifica e facilita a compreensão da pessoa idosa. “O forró é uma expressão de resistência cultural, que mantém viva a tradição e a identidade do povo nordestino, é um patrimônio cultural brasileiro, que encontra ressonância em todas as regiões”, salienta a coordenadora.

Os ensaios já começaram, foram criadas oito coreografias onde apresentarão 280 dançarinos. O figurino foi desenhado para criar a identidade visual do nordeste, bastante colorido, descontraído e vibrante. A decoração foi elaborada para proporcionar um ambiente temático, com cores vivas, luzes, bandeirinhas, balões e símbolos típicos das festas juninas. “Enfim, estamos preparando um belo espetáculo que vai encantar o público presente”, ressalta Lilian Araújo.

Programa

O Programa Humanizar é desenvolvido pela Prefeitura de Timóteo, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, que oferece ao idoso atividades físicas, educativas, culturais e de lazer. Atualmente, o programa conta com 1500 participantes, com idade acima de 50 anos, em 15 núcleos espalhados por todas as sete regionais do município.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *