quinta-feira, abril 25, 2024
DestaquesEducação

Moradores do bairro Recanto Verde apontam riscos para as crianças no caminho da escola

TIMÓTEO – Famílias residentes no bairro Recanto Verde, Regional Leste da cidade de Timóteo, com alunos matriculados na Escola Municipal Professora Maria Aparecida Martins Prado (MAMP), no bairro Alphaville, estão reclamando da falta de transporte escolar na região e da falta de segurança para as crianças no caminho da escola.

Conforme sugestão de pauta, as famílias informaram ao JBN nesta quarta-feira (23) que as crianças percorrem uma ligação de até 3km entre o bairro Recanto Verde e a Escola MAMP, faça chuva ou faça sol. As famílias ainda indicaram o risco das crianças trafegarem por um longo trecho de muito perigo, pois a via de acesso é considerada um local abandonado.

Seguindo o relato das famílias,  em período chuvoso, os alunos que não possuem familiar que possa transportá-los em condução própria, chegam na escola molhados e sujos, porque o trecho a percorrer não é pavimentado.

Cansadas de tanto pedir e esperar pela solução do problema, as famílias agora ameaçam levar o caso à Promotoria da Infância e do Adolescente.

“A situação está assim desde o ano passado. Já reclamamos, mas a solução ainda não apareceu”, disse uma das mães, afirmando que a cada momento em que a televisão noticia uma tragédia envolvendo crianças na volta da escola, “passa um filme na minha cabeça”.

Dona C.R. N, moradora da Rua Jutaí, disse que acompanha a sua filha até à uma certa altura da estrada, onde a filha possa se juntar a outros coleguinhas. “Fico desassossegada até que ela volte pra casa. Sei dos riscos. Se eu pudesse tirava minha filha desta escola. Isso é uma covardia com os pais e crianças”, contou a moradora com lagrimas nos olhos | Ele afirma ainda: “da minha casa ao MAMP é muito longe para uma criança andar sozinha. É muito perigoso”.

NOTA DA PREFEITURA

Para o assunto, o JBN pediu esclarecimentos a Prefeitura de Timóteo. Ela informou que a Secretaria Municipal de Educação está promovendo estudos para adotar o transporte escolar em caráter extraordinário para alunos da Educação Infantil ou Anos Iniciais do ensino Fundamental que precisem trafegar por rota principal via ruas e avenidas sem pavimentação, sem construção nas margens. A Secretaria está analisando a viabilidade técnica e financeira para atender a essa demanda.

NOTA DO VEREADOR FABIANO

Provocado pelo JBN, o vereador Fabiano Ferreirah, único representante da Câmara de Timóteo na Regional Leste, garantiu que desde o início do seu mandato | janeiro 2021,  tem se empenhado em buscar soluções para as demandas da regional. E na pauta, o transporte escolar não poderia ser diferente.

Fabiano admitiu ter conhecimento do assunto desde o ano passado, momento em que empunhou essa bandeira junto à comunidade escolar. Para tanto, foram realizadas reuniões com as mães e com a Secretaria de Educação, sempre impondo através de documentos a importância do transporte escolar no acesso. Segundo ele, já sugeriu à Secretaria de Educação o modo mais prático para resolver este problema que tanto atormenta a comunidade escolar.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *