sábado, abril 20, 2024
DestaquesEducação

Com aulas presenciais, Ano letivo em Timóteo começa na próxima quarta-feira, dia 9

TIMÓTEO – As aulas na rede municipal de ensino de Timóteo começam na próxima quarta-feira, dia 9 de fevereiro.  Visando a organização do ano letivo, alinhamento das atividades e adoção do novo protocolo sanitário foi realizada no último dia 1º uma reunião entre os representantes da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e os diretores escolares empossados no último dia 27.

A próxima segunda-feira (7) será reservada para o planejamento interno com os professores e na terça-feira (8) haverá uma palestra em dois períodos para os profissionais da Educação com a psicóloga Katsue Miriam Avilla Watanabe com o tema “Ponte entre emoções e conhecimento”. As palestras ocorrem na sede do Grêmio Recreativo da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Timóteo.

Ao todo cerca de 6 mil alunos, distribuídos em 270 turmas, retornam às atividades presenciais nas 18 unidades escolares situadas em Timóteo, entre UMEIS, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O ano letivo em Timóteo começa com algumas novidades como a implantação de salas de recursos em 11 escolas, para os alunos com necessidades especiais e àqueles com defasagem educacional.

Outra novidade é a ampliação de 4 para 7 escolas da rede municipal beneficiadas com o Projeto de Tempo Integral; todas as escolas contarão também com um professor de biblioteca por turno. Além disso, o setor pedagógico ganhará um reforço na equipe com um professor de Matemática que ficará responsável pelo acompanhamento do Projeto Atleta Cidadão, com jogos educacionais e de um professor de Português para Coordenação dos professores de biblioteca. Ambos os profissionais também irão auxiliar na reorganização do currículo dessas disciplinas.

A Secretaria iniciou a implantação do Sistema de gestão da educação pública, que introduzirá uma série de otimizações dos processos escolares, como por exemplo, o diário escolar on-line.

Protocolos

A secretaria de Educação informou que a volta às aulas em Timóteo foi pensada de forma a garantir a segurança sanitária de alunos, professores e demais trabalhadores da Educação. Assim, serão exigidos o uso de máscaras cobrindo o nariz e a boca, bem como a lavagem e higienização das mãos e a limpeza e manutenção frequente das instalações.

Nesse sentido, a secretaria faz um apelo aos pais e responsáveis para vacinarem os estudantes, pois a vacina é segura e impede a circulação dos vírus. A imunização das crianças também tem efeitos positivos não só para a saúde delas, mas também na educação, pois vai ajudar a mantê-las na escola e a participar com segurança de esportes, jogos e outras atividades em grupo.

Furgão

A Secretaria de Educação começa o ano letivo com o reforço de um furgão Peugeot Expert que será utilizado exclusivamente no transporte de material pedagógico e de limpeza. Com esse veículo, a Secretaria espera reduzir os custos de transporte e otimizar a logística de entrega de produtos e insumos para as escolas.

 

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *