sábado, abril 27, 2024
DestaquesSaúde

Pingo D’água foi sede da 79ª Reunião Ordinária da Rede Leste de Bancos de Alimentos

O promotor de Justiça, Juarez Serafim Leite Junior (Fotos PCReis/JBN)

PINGO D’ÁGUA – Foi realizada nesta sexta-feira (14) em Pingo D’água (MG) a 79ª Reunião Ordinária da Rede Leste de Bancos de Alimentos (RELBA). O objetivo é o de promover o trabalho do Banco de Alimentos e as ações de políticas públicas de segurança alimentar e nutricional realizadas no leste de Minas. A reunião aconteceu no Centro Comunitário de Pingo D’água.

 

O deputado federal Leonardo Monteiro (c)

Além do anfitrião, prefeito de Pingo D’água, Luiz Paulo Coelho,  e o organizador da reunião, presidente da RELBA, Sávio Samuel, o evento contou também com a presença de representantes dos bancos de alimentos municipais do leste mineiro, pessoas ligadas à agricultura, conselhos e entidades, além de autoridades como o deputado federal Leonardo Monteiro.

O promotor de Justiça, Juarez Serafim Leite Junior, ministrou palestra sobre “o direito humano à alimentação adequada como um direito a ser respeitado e promovido pelos municípios”.

O segundo palestrante foi Gustavo Chianca – FAO, falou sobre “os desafios do combate à fome e a importância da Agricultura Familiar no mundo Pós Pandemia”.

No mesmo encontro aconteceu o ato de assinatura do Termo de Adesão da cidade de Pingo D’água à Rede Leste de Bancos de Alimentos (RELBA). O próximo encontro da RELBA está previsto para a cidade de São Sebastião do Anta (MG).

Os representantes municipais concordam que é grande o dever do poder público, junto com todos que fazem parte da RELBA, criar um elo, uma ligação para que seja realizado com eficiência o trabalho do Banco de Alimentos, diminuindo o desperdício e a fome ao menos nas cidades.  O Brasil é um grande exportador de diversos alimentos, mas “devemos olhar para dentro de casa, para instituições, entidades, hospitais e para famílias que estão passando necessidades.”

A RELBA

A RELBA surgiu em 2014 e faz parte da Rede Brasileira dos Bancos de Alimentos, dentro das Políticas Públicas de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social. Hoje, é formada por 46 bancos de alimentos municipais, incluindo Pingo D’água.

A reunião tem parceria entre a Prefeitura de Pingo D’água, SEBRAE, SENAR, IMA, EMATER/MG, Mesa Brasil e COMSEA de Valadares.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *