Passeata dos Surdos movimentou a Alameda 31 de Outubro em Timóteo, nesta sexta-feira
TIMÓTEO – Aconteceu na tarde desta sexta-feira (16/09) no Centro Norte de Timóteo, a Passeata dos Surdos, mobilização do Setembro Azul, campanha que chama a atenção para a causa e promove maior visibilidade das pessoas com deficiência. A ação foi coordenada pelos professores, alunos e monitores do Centro de Educação Inclusiva Ativa (CREIA), com a participação de familiares e amigos que desfilaram pelo Centro Comercial da Alameda 31 de Outubro.
O evento contou com a participação do Secretário de Saúde Eduardo Morais, a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer Márcia Lessa e o apoio institucional da 85ª Cia. de Polícia Militar e Corpo de Bombeiros de Timóteo.
A coordenadora de Projetos Sociais da Associação dos Deficientes Visuais de Timóteo e Amigos (ADEVITA), Heliara Araújo Souza, destacou o objetivo da ação. “Nós queremos sensibilizar as pessoas para a causa dos surdos. Esperamos que a nossa passeata tenha repercussão para podermos realçar as conquistas deste público, chamar a atenção para a importância da acessibilidade e evidenciar o respeito pela pessoa com deficiência auditiva”, disse Heliara.
Durante todo o percurso da Passeata dos Surdos, alunos tocaram tambores, acompanhados pelo professor de musicalidade Elioenai do Carmo Souza. “No CREIA, trabalhamos com música de uma forma divertida, sem perder a qualidade. As pessoas surdas sentem as vibrações, os cegos distinguem os sons. Os aspectos cognitivos são trabalhados gerando excelentes resultados para a auto estima dos alunos”, explicou.
O CREIA passou a ser gerenciado pela Associação dos Deficientes Visuais de Timóteo e Amigos (ADEVITA), após seleção por edital de Chamamento Público da Secretaria de Educação. A ADEVITA é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) de utilidade publica municipal (Lei 202/2011) e estadual (Lei 20167/2012). A sede do CREIA está localizada no Centro de Convivência Virginie Petit, à Rua Carmem Cota, 2522, bairro João XXIII. O telefone para contato é o (31) 3847-4336.