Acidente no Viaduto da BR-381 em Fabriciano | Anúncio de R$ 4,3 milhões para o local não chegou

FABRICIANO – Perto de completar um ano do anúncio da Prefeitura de Fabriciano de investimento da ordem de R$ 4,3 milhões para a reforma e ampliação do viaduto da Avenida Magalhães Pinto e da BR-381, mais um acidente foi registrado nesta quarta-feira (20).
O impacto da carroceria de uma carreta com altura incompatível com viaduto da Avenida Tancredo de Almeida Neves, em Coronel Fabriciano (MG), fez deslocar uma das vigas nesta quarta-feira (20). O acidente congestionou a pista nos dois sentido da Avenida Magalhães Pinto, principal via de acesso sentido a regional do Melo Viana. Sem previsão de liberação do trânsito, o fluxo de veículo, por medida de segurança, foi desviado para as alças laterais.
Mesmo com a situação, o fluxo de veículos pela Avenida Tancredo de Almeida Neves continua fluindo normalmente, mas os técnicos da prefeitura avaliam se será necessário interditá-la. Agentes de trânsito e da Polícia Militar orientam motoristas e pedestres que passam pelo local.
O trecho é federal, mas segundo a prefeitura (em agosto de 2021) seria assinado em Brasília um convênio de transferência e delegação do domínio federal para o município. Nesta quarta-feira, em nota, o município informou que está em contato com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para equacionar a situação.
O viaduto, que foi construído na década de 60, tem 3,6 metros de altura e está com a estrutura em risco devido aos veículos de grande porte que acabam “entalando”. A norma exigida pelo DNIT é que a altura seja de no mínimo 4,5 metros, parâmetro que já estava em vigor na década de 60.
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Em 2021, a Prefeitura anunciou investimentos

Em agosto do ano passado, a Prefeitura de Fabriciano apresentou a imprensa o projeto da elevação da altura e ampliação de pistas do viaduto. Na mesma ocasião, a prefeitura informou que o investimento seria da ordem de pelo menos R$ 3 milhões em recursos federais. A contrapartida do município seria de R$ 1,3 milhão, fechando o custo total de R$ 4,3 milhões do projeto.