segunda-feira, abril 29, 2024
DestaquesPolítica

DEU RUIM | Rosângela Reis fica de fora da chapa para a Assembleia Legislativa

BELO HORIZONTE – Durante a convenção partidária do Partido Liberal (PL), nesta quarta-feira (20)  na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o PL lançou sua chapa de deputados federais e estaduais para as eleições às Casas legislativas. Como era noticiado, a deputada estadual Rosângela Reis foi a única pré-candidata que não teve o nome aprovado na convenção.

No total, o partido terá 84 candidatos concorrendo à Assembleia e 54 à Câmara dos Deputados. Atualmente com sete cadeiras no Legislativo Federal, o objetivo do PL é conseguir um mandato a mais nestas eleições, chegando a oito deputados. No caso da Assembleia, a reportagem apurou que a expectativa da sigla é o de eleger sete deputados, três a menos que os atuais dez parlamentares liberais eleitos no pleito de 2018.

Os correligionários votaram para escolher entre duas chapas, a única diferença entre as listas era a presença do nome de Rosângela, parlamentar no quarto mandato na ALMG. Com apenas seis votos a favor de sua candidatura e 35 contra, Rosângela ficou de fora da chapa estadual da sigla.

Presentes no plenário, apoiadores da deputada gritavam para pressionar o diretório estadual pela aprovação do nome de Rosângela, mas foi derrotada pelos filiados. A deputada deve tentar reverter a situação recorrendo internamente no partido, mas afirmou que não descarta acatar a sugestão do partido e se candidatar a deputada federal.

O presidente do PL, José Santana Vasconcellos, disse que os liberais eram contra a candidatura da deputada na esfera estadual porque os nomes para a bancada já estavam fechados antes da filiação de Rosângela, no dia 1° de abril.

A deputada era filiada ao Podemos, mas no último dia da janela partidária, ela se filiou, simultaneamente, ao MDB e ao PL de Ipatinga, no Vale do Aço. Após ser questionada pela Justiça Eleitoral, ela optou por ficar no PL.

*Com a colaboração do Jornal O Tempo

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *