sexta-feira, abril 26, 2024
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Viaduto no trevo da cidade de Fabriciano poderá receber recursos para obras de Infraestrutura

FABRICIANO – A reconstrução do Viaduto Pastor Pimenta, na Avenida Tancredo Neves e sobre a Avenida Magalhães Pinto – trevo da cidade de Fabriciano poderá receber verba federal. Nessa terça-feira, 10/8, o prefeito Dr. Marcos Vinicius reuniu-se com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e obteve a garantia do investimento de R$ 3 milhões para realização das obras junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT). A contrapartida do município será de R$ 1,3 milhão.

A reunião aconteceu em Brasília (DF). Na ocasião, também foi acordado que será celebrado um convênio de transferência e delegação do trecho da BR-381 (Avenida Tancredo Neves) ao município. A municipalização do trecho era uma das condicionantes do governo federal para a liberação do recurso e já era reivindicada pela Prefeitura há mais de cinco anos.

PROJETO

A proposta elaborada pelo município – já enviada ao DNIT – contempla o alargamento das vias inferior (com abertura de 2 novas pistas na Magalhães Pinto – uma para cada sentido) e uma terceira pista na superior (1 pista extra no sentido Fabriciano-Timóteo, na Tancredo Neves) e elevação da altura do gabarito para 5 metros. A obra tem o custo estimado em R$ 4,3 milhões. O projeto do município considerou ainda que o viaduto integra a malha viária urbana, e está localizado num ponto de ligação entre os bairros e Centro, necessidade de melhorias no ponto de estrangulamento do tráfego no local.

O projeto estrutural custou R$ 80 mil e contempla todas as variantes deste tipo de obra, com topografia, sondagem, cálculos estruturais, planilha de custos, estudo de tráfego e a licença ambiental.

REIVINDICAÇÃO ANTIGA

Desde 2017, a atual gestão municipal tenta viabilizar, junto ao órgão federal, a reconstrução do viaduto para permitir o tráfego de caminhões de grande porte ainda feito dentro da cidade e, o mais importante, assegurar a segurança da população. O viaduto, que foi construído na década de 60, tem 3,6 metros de altura e está com a estrutura em risco devido aos veículos de grande porte que acabam “entalando” na estrutura. A norma exigida pelo DNIT é que a altura seja de no mínimo 4,5 metros, parâmetro que já estava em vigor na década de 60.

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