terça-feira, abril 30, 2024
DestaquesSaúde

Ipatinga sedia encontro da Rede Leste de Banco de Alimentos

IPATINGA – Ipatinga foi sede, na manhã desta sexta-feira (26), do 77º Encontro da Rede Leste de Banco de Alimentos (Relba). Com um cardápio de ricas abordagens relacionadas à área, o evento contou com a participação de técnicos da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e representantes de outros 44 municípios, sendo realizado nas dependências do campus avançado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), no bairro Veneza.

Seguindo um roteiro itinerante, a realização permitiu aos participantes compartilhar experiências vivenciadas nos diversos municípios que têm o equipamento “Banco de Alimentos” em seus limites. As unidades do gênero têm o papel de promover ações de políticas públicas de segurança alimentar e nutricional.

Durante o encontro, João Paulo Paiva, vice-presidente da Relba, fez uma breve síntese sobre os trabalhos desempenhados pela Rede e, ao final, refletiu: “O Banco de Alimentos é uma política pública que, dada a sua relevância social, certamente precisa expandir ainda mais pelo Leste de Minas. Esse evento é importante para direcionar e integrar a Rede de forma técnica e humanizada, buscando mais apoio e contribuição entre os municípios envolvidos”.

Temática central

A temática central do encontro foi “O Papel do Nutricionista dentro do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional – Sisan e o Desafio das Instituições de Ensino em Preparar Profissionais Colaborativos”, com Élido Bonomo – nutricionista e presidente do Conselho Federal de Nutrição.

“O nutricionista tem o papel não somente de dar qualidade ao alimento, mas também de mostrar à população a importância do equipamento público como instrumento de promoção da política pública de segurança alimentar”, destacou o profissional.

Durante o evento, foram discutidos diversos assuntos relacionados à Segurança Alimentar. Glaucilene Garcia de Souza, assistente social do Programa Banco de Alimentos de Ipatinga, ministrou palestra com o tema “Banco de Alimentos enquanto Equipamento Estratégico e Sustentável – Experiência do Município de Ipatinga”, e Ana Carolina de Melo Cruz, nutricionista e Responsável Técnica do Programa Banco de Alimentos de Ipatinga, abordou a sistemática do “Processo de Trabalho do Programa Banco de Alimentos – Experiência do Município de Ipatinga”. Participaram diversas autoridades, pessoas ligadas à agricultura, conselhos e entidades.

Banco de Alimentos de Ipatinga

O Banco de Alimentos de Ipatinga soma atualmente 38 instituições cadastradas para doações, que recebem gêneros recolhidos diariamente nas empresas parceiras após um cuidadoso processo de triagem e organização. A repartição trabalha com 100% de reaproveitamento dos materiais, complementando as refeições com quantidade e qualidade nutricional por meio do recolhimento, seleção, higienização e desinfecção de sobras.

“Procuramos, como resultado das nossas ações, o fortalecimento da agricultura familiar, especialmente no que é relacionado à produção e reaproveitamento de alimentos”, destaca Glaucilene Garcia de Souza, assistente social do Programa.

Mensalmente, o município tem arrecadado em torno de 30 toneladas de alimentos. Deste total, cerca de 22 toneladas são encaminhadas para instituições socioassistenciais. Também são atendidas atualmente pessoas em vulnerabilidade social cadastradas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), nas Unidades Básicas e Centro Especializado em Saúde e os Programas de Prevenção à Criminalidade.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *