sexta-feira, abril 19, 2024
DestaquesSaúde

Crianças sem comorbidades já são vacinadas contra Covid em Coronel Fabriciano

FABRICIANO – A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, iniciou a vacinação das crianças sem comorbidades contra Covid-19. No momento, o agendamento deve ser feito pelos pais cujos filhos tenham 9, 10 ou 11 anos (até 11 anos, 11 meses e 29 dias). Basta comparecer à unidade de saúde de referência para fazer o agendamento.

O atendimento das crianças tem dia e horários exclusivos definidos pela secretaria. A imunização é realizada às quartas e sextas-feiras, das 12h às 16h, conforme o planejamento das salas de vacinas de cada unidade de saúde. É preciso levar a caderneta de vacinação. As crianças não podem comparecer sozinhas. A imunização é feita somente na presença dos pais ou de um responsável adulto.

O Secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau, ressalta que o município está preparado para atender todas as crianças. “Nossas salas de vacinas estão plenamente equipadas com câmaras frias para armazenagem adequada das doses e toda a equipe da atenção básica foi preparada. Fizemos o treinamento das equipes de vacinadores com foco na vacina pediátrica contra Covid-19 e fortalecemos o acolhimento das unidades de saúde de modo a garantir plena humanização no atendimento”, disse.

ESTOQUE

Até o momento, o município recebeu 540 doses da vacina pediátrica da Pfizer. As primeiras doses foram destinadas ao atendimento de crianças com comorbidades. O cronograma de vacinação seguirá sendo feito por demanda. Quem, porventura, perder o chamamento pode comparecer em qualquer dia e solicitar o agendamento.

 3ª DOSE

Paralelamente à vacinação pediátrica, o município oferta também a 3ª dose para adultos acima de 18 anos. Cacau reforça o pedido para que os moradores adultos procurem a unidade de saúde para agendar a 3ª dose. “Estamos vivendo uma nova fase da pandemia e está comprovado que quem se vacinou com duas ou mais doses tem mais resistência contra o novo vírus da Covid. Por isso, conclamamos a população para que compareça à unidade de saúde e tome essa dose de reforço porque ela é essencial para preservar a saúde de todos contra o vírus”, disse.

A aplicação da 3ª dose nas unidades de saúde de Coronel Fabriciano também é feita por agendamento às segundas, terças e quintas-feiras.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *