quarta-feira, abril 24, 2024
DestaquesPolítica

22 deputados comunicam novas filiações partidárias. Criação do União Brasil é oficializada

REDAÇÃO – Em Reunião Ordinária realizada nesta quarta-feira (6/4/22), no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), 18 deputados comunicaram a troca de partidos políticos. Já a deputada Ione Pinheiro comunicou formalmente a criação do partido União Brasil, que engloba o DEM e o PSL, o que também provoca mudanças na denominação partidária de quatro parlamentares.

As alterações de filiação ocorreram durante o período conhecido por janela de migração partidária, previsto no calendário eleitoral. Nesse intervalo, é permitida a mudança de partido pelos detentores de cargo de deputado federal, estadual e distrital. Em 2022, esse período se estendeu de 3 de março a 1º de abril.

Confira as novas filiações partidárias:

Parlamentar Novo partido
Agostinho Patrus PSD
Andréia de Jesus PT
Antonio Carlos Arantes PL
Arlen Santiago Avante
Arnaldo Silva União Brasil
Bartô PL
Betinho Pinto Coelho PV
Bosco Cidadania
Bruno Engler PL
Coronel Henrique PL
Coronel Sandro PL
Delegada Sheila União Brasil
Delegado Heli Grilo União Brasil
Douglas Melo PSD
Ione Pinheiro União Brasil
Leonídio Bouças PSDB
Professor Cleiton PV
Professor Irineu Patri
Raul Belém Cidadania
Sargento Rodrigues PL
Thiago Cota PDT
Tito Torres PSD

Deputados exaltam ações para a sociedade

Dois deputados usaram a tribuna do Plenário para falar sobre ações de seus mandatos. Marquinho Lemos (PT) agradeceu a aprovação em 2º turno do Projeto de Lei (PL) 2.149/20, de sua autoria, na Reunião Extraordinária da manhã. A proposição insere novo inciso na Lei 22.256, de 2016, que institui a política de atendimento à mulher vítima de violência no Estado.

O objetivo é implantar a oferta de serviços permanentes de recebimento de denúncia de violência contra a mulher e de orientação de mulheres em situação de violência, mediante atendimento virtual disponível 24 horas por dia, especialmente via número de WhatsApp.

O projeto foi inspirado no serviço conhecido como Chame a Frida, que já funciona nos municípios de Manhuaçu (Zona da Mata), Governador Valadares (Rio Doce), Coronel Fabriciano e Ipatinga (ambas na Região Metropolitana do Vale do Aço), e Betim e Lagoa Santa (as duas na Região Metropolitana de Belo Horizonte).

Segundo o deputado, o projeto já foi agraciado com muitos prêmios e se mostrou eficaz para a redução dos casos de violência. “Assim que o governador sancionar, o projeto poderá ser implantado em todas as delegacias do Estado”, acredita.

REPRESENTATIVIDADE

Já o deputado Fernando Pacheco (PV) fez um balanço de sua atuação parlamentar em prol das cidades do interior de Minas, especialmente da Zona da Mata. Ele exaltou a função da representatividade como um dos três pilares do parlamento e que consegue dar vez e voz aos municípios não só na Capital do Estado, como, também, em Brasília.

Fernando Pacheco afirmou que por meio de emendas individuais e de transferência especial conseguiu levar recursos para serem investidos nas áreas de educação, saúde, infraestrutura e segurança pública, totalizando mais de R$ 30 milhões.

Citou exemplos como investimentos em hospitais para o combate à pandemia de Covid-19 e para serviço de atenção básica, viaturas para a Polícia Militar, reformas e compra de mobiliários em escolas de mais de 30 municípios. “Tudo o que foi feito ainda é pouco, mas continuarei cobrando”, assegurou.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *